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  • Cefas Alves Meira

Comunicação e processos andando juntos




(*) Pamela Lorentz


Sim. Eu sou formada em jornalismo, filha da comunicação. E não, não sou contra processos estruturados.

Você deve estar se perguntando o motivo de eu ter começado meu artigo assim. E é bem simples! Desde quando iniciei minha carreira na comunicação, sempre escutei meus colegas falarem:

- Processos, para quê? A comunicação é feita de imprevistos!

Mas nunca concordei com essa afirmação. Na minha opinião, tudo na vida é feito de processos, até cozinhar. E por qual motivo a comunicação não deve seguir essa máxima?

Aos poucos, eu entendi que o problema estava na cabeça das pessoas e não na comunicação em si. E hoje percebo que mais pessoas estão atentas aos mesmos temas que eu sempre me identifiquei.

Um exemplo foi a minha primeira pós na Una. Era sobre Comunicação Corporativa e uma das minhas matérias era sobre gestão de projetos. E, para mim, de forma simplificada, a gestão de projetos nada mais é que colocar processos e etapas em um projeto. Aprendi algumas técnicas e percebi, naquele momento, que a comunicação estava se abrindo para o assunto. Afinal, ter processos, não é sinônimo de engessar e acabar com a criatividade, pelo contrário, o processo ajuda para que possamos deixar nossa criatividade livre no momento que ela precisa ser realmente usada.

As agências de publicidade convencional e digital já enxergam a importância desses processos há mais tempo. E as agências de comunicação estão começando a entender e organizar a casa. Novas ferramentas estão sendo implantadas, novos cargos e especializações desejadas para que as equipes se desenvolvam e possam gastar tempo com o que realmente é importante.

A verdade é que sem processos bem definidos todos podemos chegar a um colapso desnecessário. E pior, sem saber de onde todo o problema veio.

Os processos nos ajudam a ter clareza e agilidade para entendermos o que fizemos de certo e errado e, com certeza, trará um futuro mais próspero e criativo para quem se aventurar nessa mudança de postura.

(*) Pâmela Lorentz é formada em jornalismo, especializada em comunicação corporativa pela Uma, e cursa especialização em marketing digital pela ESPM

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