Juliana Perdigão*
Persona não é a mesma coisa que público-alvo.
Se você comete este erro, toda a sua estratégia nas redes sociais pode estar comprometida e você pode nunca ter o resultado esperado.
Muitas pessoas ainda têm dificuldades na hora de definir sua persona e isso é normal. O que não pode haver é essa resistência que alguns têm em entender a importância dessa definição.
Entenda que sua persona não são, por exemplo, mulheres de 30 a 40 anos, de classe média alta, que moram no estado de São Paulo e trabalham na área da saúde.
Sua persona é a Marília, que tem 32 anos é mãe de um menino de 1 ano e 2 meses, é casada, dentista, gosta de atividades ao ar livre e tem sonhos, medos e pontos de vista próprios.
Entenderam a diferença? É bem mais fácil falar com a Marília do que com um grupo, não é mesmo? Definir este “cliente ideal” é um exercício que demanda tempo e conhecimento, mas o resultado é fundamental. Portanto, bora parar de preguiça e defina sua persona.
(*) Juliana Perdigão é jornalista, doutora em Ciência da Informação pela UFMG. @jornalistajulianaperdigao
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