top of page
ALVORADA-V2.jpg
  • Cefas Alves Meira

Outubro Rosa do Mário Penna foca na diversidade


"Outubro Rosa, a prevenção é de todas as cores". O conceito desenvolvido pela agência Casasanto, sob orientação da gerente de marketing do Instituto Mário Penna, Ana Paula Carvalho, traz luz a um cenário de falta de representatividade da grande maioria das mulheres.


Segundo o criativo Robson Santo, a ideia era criar identificação e representatividade com os diversos públicos da campanha. “Quando falamos que a prevenção é de todas as cores e damos visibilidade a diferentes padrões estéticos, não abraçamos apenas a causa do câncer de mama, mas toda uma problemática social de falta de representatividade. Ressignificar nossos olhares e questionar as desigualdades construídas é urgente e papel de todos”, ressalta Robson Santo.


Inspirada no ensaio do fotógrafo Fernando Schlaepfer, a estética apresenta as diferenças étnicas, de gênero e de corpos como representação da diversidade. Márcio Barbalho, criativo da campanha, ressalta a importância da diversidade na construção de uma estética verdadeira e inspiradora. “Despir-se dessa segunda pele imposta pelo eurocentrismo é sempre desafiador em uma cultura como a nossa, mas é também igualmente necessário. Não se pode buscar eficiência na interlocução com seus públicos sem que as pessoas se vejam e se sintam representadas nas campanhas. Principalmente em uma causa de tanta relevância quanto a prevenção ao câncer de mama”, comenta Barbalho.


CAMPANHA – Com anúncios de jornal e revista, mídias OOH, filme, spot para rádio e peças para o ambiente digital, a campanha contou com a participação entusiasmada de parceiros importantes como o fotógrafo Márcio Rodrigues, do Estúdio Lumini; a produtora artística Marja Marques; os diretores Paulo Emílio e Bela Galuppo, da Brókolis do Brasil; o produtor de áudio Alexandre Lopes, da Sync Stúdio; inúmeros veículos de mídias que apoiaram a causa e, claro, as modelos incríveis que literalmente se despiram em prol da causa.


O Outubro Rosa tem uma mágica, um poder de unir as pessoas, que dificilmente se vê em outras campanhas. E, nesta edição, especialmente, a campanha foi envolvida por outras questões sociais que precisam ser discutidas. “Ser mulher nos dias de hoje é cada vez mais desafiador. E nós, que hoje estamos à frente do Instituto Mário Penna, temos o compromisso com a história dos nossos fundadores: estar sempre ao lado daqueles que, muitas vezes, não são lembrados”, finaliza Ana Paula de Carvalho.


Ficha Técnica

Criação: Robson Santo/Márcio Barbalho/Lucas Oliveira/Barbara Andrade/Hericles Ferreira

Direção de Criação: Márcio Barbalho/Robson Santo

Atendimento: Júlia Rezende/Priscila Silva

Diretora de Atendimento: Júlia Prazeres

Aprovação: Ana Paula de Carvalho

Fotografia: Márcio Rodrigues

Produtora de vídeo: Brókolis do Brasil

Produtora de áudio: Sync Stúdio/Oitava



49 visualizações0 comentário
bottom of page