Campanha da Lápis Raro para a Cemig reforça conexão com clientes
- Cefas Alves Meira
- há 4 horas
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Em campanha desenvolvida pela Lápis Raro, a Cemig deu início, no último domingo (25), à sua nova campanha institucional, que marca um reposicionamento estratégico da marca no cenário mineiro.
A agência trabalhou o conceito “Quando a sua energia encontra a nossa, a vida se transforma”, com a estratégia focada em uma abordagem emocional, multicanal e interativa para reforçar o papel da estatal como agente de transformação social, inovação e desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.
Jobim e Vinícius
A trilha sonora escolhida - a clássica “Pela luz dos olhos teus”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes - atua como elemento de branding sensorial, criando uma conexão afetiva com o público e evocando sentimentos de pertencimento, orgulho e confiança.
“Transformar legados em emoção é o maior desafio, e também o maior poder da comunicação. Quando lançamos uma campanha como essa, é a prova de que conseguimos dar vida a números e conquistas técnicas, criando uma conexão real com as pessoas. Essa emoção gera reconhecimento e valor, tanto para a marca quanto para o trabalho que está por trás dela. É por isso que a comunicação tem um papel tão estratégico na valorização das empresas”, afirma Cris Kumaira, diretora de Comunicação e Marketing da Cemig.
“Não há como falar de Cemig sem colocar o cliente no centro. A energia elétrica que ela entrega é o que impulsiona a energia realizadora dos mineiros. É o encontro dessas duas energias que nos interessa e inspira nossa comunicação.”, ressalta Carla Madeira, fundadora e presidente da Lápis Raro.
Grasiela Scalioni, CEO da agência, observa que a ação, “mais do que uma campanha, é um marco de amadurecimento da parceria Lápis Raro e Cemig. Unimos objetivos do negócio, estratégia e criatividade a quatro mãos para um lançamento grandioso, no momento certo. Essa ideia nos rendeu a vitória da concorrência e agora vem coroar um momento histórico da gestão da Cemig”.
Emoção
Estudos e pesquisas de neurociências revelam que, na publicidade, a emoção tem um efeito mais duradouro do que a razão, mas inovar na linguagem, por si só, não é suficiente — ela precisa ser relevante, gerar valor tangível e provocar impacto concreto. “Quando essa estratégia de comunicação está alinhada a objetivos de negócio bem definidos, a criatividade deixa de ser apenas inspiração e passa a ser um agente real de transformação”, destaca Lucas Souto, gerente de Marketing da Cemig.
A campanha vai além da comunicação tradicional. Com forte presença em TV, rádio, digital e mídia out-of-home (OOH), a estratégia inclui ativações interativas que aproximam ainda mais a marca do cotidiano dos mineiros.
Assim, os abrigos de ônibus contam com sensores de presença. Ao detectarem a aproximação de uma pessoa, a iluminação tem a potência ampliada, representando a força do encontro de energias entre a Cemig e os mineiros.
Já os backbus têm leitura por farol. Mensagens impressas com tinta reflexivas são reveladas quando o farol de um carro incide sobre o painel, criando uma experiência sensorial única.
“Torcidômetro” nos estádios. Telões interativos do Mineirão e da Arena MRV vão medir a energia da torcida em jogos do Cruzeiro e do Atlético e “transformá-la” em um grande show de luzes, como uma homenagem da Cemig à potência das pessoas.
Um novo ciclo
A ação marca um momento decisivo na trajetória da Cemig. Com um plano de investimentos de R$ 59 bilhões, a empresa passa por uma profunda transformação cultural, operacional e tecnológica. O papel da comunicação é traduzir esse movimento, evidenciando uma gestão mais eficiente, inovadora e centrada no cliente.
Usando frases como “Pode sonhar, produzir e crescer. A nossa energia está com você”, as peças reforçam o compromisso da Cemig com o desenvolvimento de Minas e com a melhoria da qualidade de vida de seus clientes.
Ficha técnica
A campanha “Pela Luz dos Olhos Teus” tem a ficha técnica abaixo.
Agência: Lápis Raro.
Presidente: Carla Madeira.
CEO: Grasiela Scalioni.
Anunciante: Cemig Distribuição.
Período de veiculação: 25/05 a 31/07.
Direção de Criação Executiva: Cris Cortez.
Direção de Criação: Márcia Lima.
Criação: Apoenan Neves, Bruno Fernandes, Cris Cortez, Iara Couto, Kátia Soares, Márcia Lima.
Gerente de Marca: Cláudia Porto Corrêa.
Atendimento: Cristina Rosa, Juliana Papini e Raquel Moreira.
Gerente de Planejamento: Juliana Sampaio.
Planejamento: Thaís Diniz.
Diretora de Mídia e Negócios: Claudia Brandão.
Mídia: Misael Kleber Sousa Pinto, Joyce Vasconcellos Guimarães Matheus Mascarenhas Franchini de Oliveira.
Gerente de integração de Conteúdos, Canais e Performance: Carolina Zanco.
Head de Conteúdo Digital: Anna Santana.
Conteúdo Digital: Gabriela Cançado Arruda Rafael Campos Nogueira Marina Rosa.
Finalização: Ibraim Moreira, Angélica Bustamente.
Head de Produção Gráfica: Eder Milani.
Produtor Gráfico: Eder Milani.
Head de Produção Eletrônica: Suzana Latini.
Produção Eletrônica: Suzana Latini (filme e versões) e Henrique Castanheira David de Oliveira(videocase).
Gerente de operações: Iuly Macari.
Operações: Iuly Macari e Isabela de Carvalho Pereira.
Revisão: Adair Fernandes e Iago Passos Souza.
Produtora de Áudio: YEP! Produtora de Som.
Produtor musical: Robinson Mattos.
Produtora do filme: Brokolis do Brasil.
Direção: Lucas Gontijo.
Produtora de vídeo do videocase: Amarante Filmes.
Música: ”Pela luz dos olhos teus”.
Autor: Vinícius de Moraes e Tom Jobim).
Licenciamento de música por CulturaXchange (cXc).
Editora: Universal Music Publ. Mgb. Brasil Ltda.
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