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Campanha da Lápis Raro para a Cemig reforça conexão com clientes 

  • Foto do escritor: Cefas Alves Meira
    Cefas Alves Meira
  • há 4 horas
  • 4 min de leitura

Em campanha desenvolvida pela Lápis Raro, a Cemig deu início, no último domingo (25), à sua nova campanha institucional, que marca um reposicionamento estratégico da marca no cenário mineiro.

 

A agência trabalhou o conceito “Quando a sua energia encontra a nossa, a vida se transforma”, com a estratégia focada em uma abordagem emocional, multicanal e interativa para reforçar o papel da estatal como agente de transformação social, inovação e desenvolvimento sustentável em Minas Gerais.

 

Jobim e Vinícius

A trilha sonora escolhida - a clássica “Pela luz dos olhos teus”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes - atua como elemento de branding sensorial, criando uma conexão afetiva com o público e evocando sentimentos de pertencimento, orgulho e confiança.

 

“Transformar legados em emoção é o maior desafio, e também o maior poder da comunicação. Quando lançamos uma campanha como essa, é a prova de que conseguimos dar vida a números e conquistas técnicas, criando uma conexão real com as pessoas. Essa emoção gera reconhecimento e valor, tanto para a marca quanto para o trabalho que está por trás dela. É por isso que a comunicação tem um papel tão estratégico na valorização das empresas”, afirma Cris Kumaira, diretora de Comunicação e Marketing da Cemig.

 

“Não há como falar de Cemig sem colocar o cliente no centro. A energia elétrica que ela entrega é o que impulsiona a energia realizadora dos mineiros. É o encontro dessas duas energias que nos interessa e inspira nossa comunicação.”, ressalta Carla Madeira, fundadora e presidente da Lápis Raro.


Grasiela Scalioni, CEO da agência, observa que a ação, “mais do que uma campanha, é um marco de amadurecimento da parceria Lápis Raro e Cemig. Unimos objetivos do negócio, estratégia e criatividade a quatro mãos para um lançamento grandioso, no momento certo. Essa ideia nos rendeu a vitória da concorrência e agora vem coroar um momento histórico da gestão da Cemig”.

 

Emoção

Estudos e pesquisas de neurociências revelam que, na publicidade, a emoção tem um efeito mais duradouro do que a razão, mas inovar na linguagem, por si só, não é suficiente — ela precisa ser relevante, gerar valor tangível e provocar impacto concreto. “Quando essa estratégia de comunicação está alinhada a objetivos de negócio bem definidos, a criatividade deixa de ser apenas inspiração e passa a ser um agente real de transformação”, destaca Lucas Souto, gerente de Marketing da Cemig.

 

A campanha vai além da comunicação tradicional. Com forte presença em TV, rádio, digital e mídia out-of-home (OOH), a estratégia inclui ativações interativas que aproximam ainda mais a marca do cotidiano dos mineiros.

 

Assim, os abrigos de ônibus contam com sensores de presença. Ao detectarem a aproximação de uma pessoa, a iluminação tem a potência ampliada, representando a força do encontro de energias entre a Cemig e os mineiros.

 

Já os backbus têm leitura por farol. Mensagens impressas com tinta reflexivas são reveladas quando o farol de um carro incide sobre o painel, criando uma experiência sensorial única.

 

“Torcidômetro” nos estádios. Telões interativos do Mineirão e da Arena MRV vão medir a energia da torcida em jogos do Cruzeiro e do Atlético e “transformá-la” em um grande show de luzes, como uma homenagem da Cemig à potência das pessoas.

 

Um novo ciclo

A ação marca um momento decisivo na trajetória da Cemig. Com um plano de investimentos de R$ 59 bilhões, a empresa passa por uma profunda transformação cultural, operacional e tecnológica. O papel da comunicação é traduzir esse movimento, evidenciando uma gestão mais eficiente, inovadora e centrada no cliente.

 

Usando frases como “Pode sonhar, produzir e crescer. A nossa energia está com você”, as peças reforçam o compromisso da Cemig com o desenvolvimento de Minas e com a melhoria da qualidade de vida de seus clientes.


Ficha técnica

A campanha “Pela Luz dos Olhos Teus” tem a ficha técnica abaixo.

Agência: Lápis Raro.

Presidente: Carla Madeira.

CEO: Grasiela Scalioni. 

Anunciante: Cemig Distribuição.

Período de veiculação: 25/05 a 31/07.

Direção de Criação Executiva: Cris Cortez.

Direção de Criação: Márcia Lima. 

Criação:  Apoenan Neves, Bruno Fernandes, Cris Cortez, Iara Couto, Kátia Soares, Márcia Lima.

Gerente de Marca: Cláudia Porto Corrêa.

Atendimento: Cristina Rosa, Juliana Papini e Raquel Moreira.

Gerente de Planejamento: Juliana Sampaio.

Planejamento: Thaís Diniz. 

Diretora de Mídia e Negócios: Claudia Brandão.

Mídia: Misael Kleber Sousa Pinto, Joyce Vasconcellos Guimarães Matheus Mascarenhas Franchini de Oliveira.

Gerente de integração de Conteúdos, Canais e Performance: Carolina Zanco.

Head de Conteúdo Digital: Anna Santana.

Conteúdo Digital: Gabriela Cançado Arruda Rafael Campos Nogueira Marina Rosa.

Finalização: Ibraim Moreira, Angélica Bustamente. 

Head de Produção Gráfica: Eder Milani. 

Produtor Gráfico: Eder Milani. 

Head de Produção Eletrônica: Suzana Latini. 

Produção Eletrônica: Suzana Latini (filme e versões) e Henrique Castanheira David de Oliveira(videocase).

Gerente de operações: Iuly Macari.

Operações: Iuly Macari e Isabela de Carvalho Pereira.

Revisão: Adair Fernandes e Iago Passos Souza.

Produtora de Áudio:  YEP! Produtora de Som.

Produtor musical: Robinson Mattos.

Produtora do filme: Brokolis do Brasil.

Direção: Lucas Gontijo.

Produtora de vídeo do videocase: Amarante Filmes.

Música: ”Pela luz dos olhos teus”.

Autor: Vinícius de Moraes e Tom Jobim).

Licenciamento de música por CulturaXchange (cXc).

Editora: Universal Music Publ. Mgb. Brasil Ltda.

 

   

 

 

 

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