top of page
banner-norte-1
  • Cefas Alves Meira

Veículos se unem para dar transparência à Covid-19




Devido às limitações impostas pelo Ministério da Saúde para divulgar diariamente dados sobre o avanço da Covid-19 no país, os veículos TV Globo, jornais O Globo, Extra, Estadão, Folha, e plataforma UOL passaram, desde ontem, a coletar essas informações nas secretarias estaduais de Saúde.

Haverá uma divulgação diária, e em conjunto, sempre às 20 horas, de números sobre mortes e contaminados, em nome da transparência, sob a justificativa de que o governo federal estaria manipulando os dados, para tentar esconder a amplitude da crise. .

O consórcio

O portal G1 (da TV Globo) publicou ontem matéria anunciando a parceria e os demais membros (Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL), e explicando à população que “a pandemia do coronavírus tem imposto ao Brasil um sofrimento que outros países também enfrentaram, mas os brasileiros são confrontados com dificuldades adicionais. O governo federal impõe obstáculos à informação correta dos cidadãos com a falta de transparência e as recentes mudanças de metodologia na divulgação dos dados da doença”.

O texto destaca que essa parceria, inédita na imprensa brasileira, “vai trabalhar de forma colaborativa na busca de informações precisas e necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. Equipes de todos os veículos vão compartilhar as informações obtidas para que os brasileiros possam saber como está a evolução e o total de óbitos provocados pela Covid-19, além dos números consolidados de casos testados e com resultado positivo para o novo coronavírus. E esse balanço diário vai ser fechado às 20h, horário de Brasília”.

A matéria do G1 finaliza revelando que “os veículos de comunicação coletarão os números diretamente nas secretarias estaduais de Saúde, e vão chamar a atenção do público se não houver transparência e regularidade na divulgação dos dados pelos estados”.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page