Sinapro-MG: atuação da entidade e posse da nova diretoria
- Cefas Alves Meira

- 17 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

O Sindicato das Agências de Propaganda de Minas Gerais promoveu ontem um almoço, quando foi empossada a nova diretoria da entidade. Na oportunidade, o presidente do Sinapro-MG, Gustavo Faria, reeleito, fez um balanço da atuação do sindicato em sua gestão, anunciando também os planos para 2026.
Gustavo Faria revelou inicialmente que o Sinapro-MG, com a criação do Sinapro Nacional, passa a se chamar Sindicato Nacional das Agências de Propaganda, capítulo Minas Gerais, enfatizando que a mudança não é apenas de denominação, mas reflete uma integração de toda a propaganda brasileira, interagindo e gerando crescimento dos mercados regionais.
Crescimento
Faria explicou que, hoje, Minas tem mais de 300 agências ativas, gerando 6.000 empregos, o que representou um faturamento este ano de 1.85 bilhão de reais, com previsão de atingir 2 bi em 2026.
O presidente frisou que a luta hoje, a nível nacional e regional, é se mobilizar contra a ameaça das bigtechs, que já previram, por meio de suas lideranças, o fim da publicidade, com as veiculações e inserções se dando exclusivamente nas redes sociais, na internet. “Precisamos nos fortalecer, estar mobilizados e atentos, investindo no nosso negócio”, disse Faria.
“Estamos, em Minas, focados também na relevância, que se traduz por dedicação total no cliente, no produto, buscando uma aproximação contínua com esses parceiros, seus produtos e serviços, o ambiente onde eles vivem”, afirmou Gustavo Faria.
O dirigente discorreu também sobre a atuação da entidade nos últimos anos, destacando eventos promovidos, como Read Show, Identidade, o Transforma e o Cannes Lions. Iniciativas que continuarão sendo realizadas em 2026, anunciou. E revelou que no próximo ano será criado o Prêmio Minas de Comunicação, destacando e premiando as melhores agências, melhores ideias, melhores pessoas do mercado. “O Prêmio Minas vai fortalecer nosso mercado, incrementando a atividade e atraindo parceiros anunciantes”, disse.
Gustavo afirmou que outra prioridade é estimular o empresário mineiro, sobretudo as grandes empresas do mercado, a investir nas agências locais. E seguirem o exemplo da veterana e gigante Drogaria Araújo, que recentemente abriu licitação onde só poderão participar empresas de publicidade de Minas. “Isso deve se constituir em uma prática do nosso mercado, e a entidade já está trabalhando na intensificação com as grandes marcas, orientando os CEOs a priorizar nossas agências nas contratações”, frisou.
Outra prioridade será trazer para Minas a Associação Brasileira dos Anunciantes, a ABA, com essa unidade regional conversando com o mercado, com nossos empresários, incrementando a identidade da propaganda mineira. “Está sendo também criada a Bancada da Comunicação, que vai interagir continuamente com os políticos mineiros, para que defendam os interesses da publicidade de Minas a nível nacional. Minas não é só pão de queijo e cachaça, e isso deve ser divulgado”, afirmou.
A bancada vai atuar também junto ao setor público, onde prefeituras, câmaras municipais, procuradores das prefeituras, serão orientados a seguir a boas práticas do mercado, tanto nas concorrências para contratação de agências, como em um maior investimento na propaganda. Esses parceiros do setor público, enfatizou, devem ser convencidos de que anunciar não é gastar, mas investir na divulgação de suas ações em prol da socidade.
Concluindo suas considerações, Gustavo Faria elogiou a competência e eficiência da diretoria atual, que o municiou de dados e ações em toda a gestão, revelando que sem esses diretores o Sindicato não teria obtido tantas conquistas nos últimos anos.
Posse
Ao término, houve a posse da diretoria para o triênio 2026/2028, que, está constituída da seguinte forma:
- Diretor-presidente: Gustavo Garcia de Faria.
- Vice-presidente: Ricardo Melillo Ribeiro Filho.
- Diretora-secretária: Sylvia Alves Pina.
- Diretor-tesoureiro: Juliano Torres Sales.
- Diretor de Assuntos Institucionais: André Vidigal Cavalcanti de Lacerda.
- Diretor de Relações Externas: Luís Gustavo Campos Leão.
- Conselho Fiscal: Adriano Buldrini de Souza, Tiago de Oliveira Fonseca, Joelma Matos de Medeiros. Suplentes: Anderson França Campos, Rodrigo Magalhães, Valéria Alves Gomes.




.png)






Comentários