Rádio consolida audiência em 2025, afirma Mayrinck Aguiar
- Cefas Alves Meira

- há 7 minutos
- 2 min de leitura

O rádio em Minas Gerais vive um ciclo de crescimento sustentado e modernização, alinhado à tendência nacional. É o que revela o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão e do Sindicato das empresas de Rádio e Televisão de Minas, Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, fazendo um balanço do veículo rádio em 2025.
Estudos recentes da Kantar IBOPE Media, afirma o executivo, “mostram que o rádio mineiro segue firme entre os meios de maior alcance do país, ouvido por cerca de 79% da população, com quase 4 horas de escuta diária por ouvinte, o que reforça a força do meio como principal expoente do áudio”.
Novos formatos
Mayrinck Pinto Aguiar destaca que em 2025 o rádio em Belo Horizonte “vive um período de grandes investimentos com um forte movimento de inovação no dial, temos lançamento de novos formatos que estão gerando novas experiencias para clientes e ouvintes”.
Entre os principais destaques da movimentação do mercado, ele cita:
- A Rádio 98 News (103,3 FM Belo Horizonte) estreou como emissora 100% notícias, operação 24 horas, focada em jornalismo local e estadual, posicionando-se como nova alternativa no segmento “all-news”.
- A Rádio Nova Sertaneja ampliou sua presença, tanto em Belo Horizonte (94,5 FM) como em Divinópolis (95,3 FM), consolidando-se com formato 100% sertanejo, posicionando-se como nova alternativa no segmento “Sertanejo”.
- A Classic Pan FM chegou a Belo Horizonte (96,1 FM) em abril deste ano como afiliada da rede da Jovem Pan, com formato de hits adultos (“adult contemporary / classics”), ocupando espaço de rádio musical mais “premium”.
- A Fã FM retornou ao dial de BH pelo 91,7 FM, com nova operação convertida em 2025, substituindo outro projeto e reforçando o formato popular, atuando fortemente no futebol mineiro.
- A Rádio Maravilha FM entrou em Belo Horizonte (89,1 FM) em julho, com proposta voltada ao segmento gospel / cristão, ampliando a diversificação de formatos no mercado mineiro.
- E aTransamérica passou por um processo de transformação nacional e, em Belo Horizonte (88,7 FM), integra a nova fase como TMC (Transamérica Media Company), projeto multiplataforma focado em informação, entretenimento e esportes
“Esses movimentos reforçam que o rádio em Minas Gerais está em fase de renovação não apenas em volume de escuta e investimentos, mas também em variedade de conteúdo, formatos e plataformas. O que amplia o leque de opções para anunciantes e ouvintes”, enfatiza o presidente da AMIRT e SERT.




.png)






Comentários