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  • Cefas Alves Meira

Restaurante Popular da Câmara de BH, novo case da agência Fazenda

Atualizado: 26 de abr. de 2023



Somente no primeiro mês de veiculação no mercado publicitário, a média de refeições servidas diariamente pulou de 795 para cerca de 1.000

A “Campanha Restaurante Popular”, criada pela agência Fazenda Comunicação e Marketing para a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte conseguiu atingir números expressivos em apenas um mês de divulgação. Sob o conceito ”O Restaurante Popular da Câmara de Vereadores de BH está de volta”, a instituição pôde perceber a força da campanha publicitária alicerçada sob a égide de uma estratégia de comunicação eficiente e de resultados.


Somente no primeiro mês de veiculação no mercado publicitário, a média de refeições servidas diariamente pulou de 795 para cerca de 1.000, conforme números repassados pelo Núcleo de Cidadania da Câmara. O aumento representou quase 25%, se comparado ao mês de fevereiro, quando o refeitório popular foi reinaugurado, após um período de quase três anos fechado, muito em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19).


Diferentemente do leque de campanhas apresentadas ao longo dos últimos 16 anos – data que coincide com a fundação da agência Fazenda -, a “Campanha Restaurante Popular” teve como ponto central a veiculação da informação objetiva, amparada sob três pilares: retorno do serviço e atendimento; valor e qualidade da refeição servida; e por fim, acesso e divulgação do local, que possui entrada pela portaria 3 da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), na avenida Churchil, 505, no bairro Santa Efigênia.


“Quem tem fome tem pressa”


Uma estratégia importante adotada pela agência foi a escolha de mídias que pudessem ressoar de modo uniforme e potencializar o alcance das informações da campanha ao público-alvo, de modo a garantir agilidade e credibilidade. (Fotos Bárbara Crepaldi/CMBH Divulgação),

Com o objetivo delimitado, o próximo passo foi a escolha de mídias que pudessem ressoar de modo uniforme e potencializar o alcance das informações da Campanha ao público-alvo, de modo a garantir agilidade e credibilidade, tendo como foco a ampliação da divulgação, visando atingir um número maior de pessoas. Como consequência, houve um aumento expressivo no número de refeições servidas no local, afinal “quem tem fome tem pressa”.


É o que reforçou o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Azevedo (sem partido). Segundo ele, “o Legislativo Municipal se esforçou muito para abrir um restaurante popular em 31 dias, e para garantir que esse esforço se tornasse um benefício à população, precisávamos de uma campanha que chegasse ao público-alvo, o que foi feito com sucesso pela agência Fazenda”, disse o vereador, que além de professor de direito, é publicitário e graduado em jornalismo.


Câmara aberta para todos

Para a superintendente de Comunicação Institucional da CMBH, Raquel Vasconcelos, “a publicidade exerce um papel muito importante na comunicação pública e como tal deve ser consciente, rápida e adaptada às necessidades de cada cidadão”. Vasconcelos cita, ainda, que um dos diferenciais da Campanha foi a escolha das mídias. “Junto à Fazenda optamos por veicular publieditoriais nos portais de notícias de maior audiência, spots nas principais emissoras de rádio, - e testemunhais junto a comunicadores populares dessas emissoras”, ressaltou.


Na outra vertente, a mídia OOH foi amplamente utilizada: painéis e bancas de led; outdoor e minidoor social; taxidoor, bancas estáticas e frontlight, além de anúncios nos principais jornais de bairro. Desse modo, a campanha reverberou por toda a cidade, e trouxe, comprovadamente, maior número de cidadãos e de pessoas em vulnerabilidade social à Casa.


O diretor da Fazenda Comunicação e Marketing, Thales Alves, enfatiza que enquanto publicitário é muito bom poder contribuir para esse novo momento de uma instituição tão importante como a Câmara de Vereadores. Vivenciar essa experiência engrandeceu a todos. A Campanha Restaurante Popular se apresentou como uma grande ação de comunicação pública que aproximou – e aproxima – os belo-horizontinos do Legislativo Municipal”, enfatizou o publicitário.



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