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  • Foto do escritorCefas Alves Meira

Publicidade cresceu 7,2% em 2022, diz Kantar Ibope


O turismo foi o setor que apresentou o maior crescimento o ano passado, segundo a pesquisa ano para o outro,

Em 2022 a publicidade brasileira registrou um movimento de aproximadamente R$ 74 bilhões em investimentos de compra de mídia. A revelação é do levantamento "Inside Advertising", da Kantar Ibope Media. A pesquisa mostra ainda que no ano passado o aporte anual feito pelas agências de publicidade teve crescimento nominal de 7,2% em relação a 2021, ano do auge da pandemia, quando o setor investiu R$ 69 bilhões no País.


Compatível

Paula Carvalho, diretora comercial da Kantar Ibope Media, explica que o levantamento utiliza dados divulgados pelas agências e empresas de mídia do País. Com essas informações, o "Inside Advertising" analisa o volume de inserções no mercado e o compara com as tabelas de preço enviadas pelos anunciantes, já considerando os descontos ofertados pelas companhias de mídia.


"Olhando para esse crescimento em 2022, achamos que é um valor compatível com o cenário que estamos vivendo", afirma Paula, acrescentando que o mercado publicitário tinha uma expectativa de resultados mais expressivos, mas foi surpreendido com um crescimento "tímido" e "conservador" para o período. "O que temos como percepção, e de leitura dos números, é que 2022 continuou sendo um ano atípico para o mercado, por causa da pandemia", frisa.


O resultado do ano anterior também deve trazer reflexos para os investimentos feitos pelas marcas em 2023. Alguns clientes ainda estão receosos em fazer grandes aportes no Brasil, seja pelas incertezas na economia doméstica, seja pelos impactos da crise econômica mundial, afirmam especialistas do setor. Segundo eles, o mais provável é que os investimentos cresçam só a partir do segundo semestre do ano.


A pesquisa revela ainda que o turismo foi o setor que apresentou o maior crescimento porcentual de um ano para o outro, com mais de 50% de aumento nos investimentos em mídia. Ainda na dianteira dos segmentos com maiores investimentos estão as indústrias automotiva e de bebidas, que ampliaram, respectivamente, em 33% e 31% as verbas no mercado.


Paula Carvalho destaca ainda que uma das explicações para o aumento de investimentos desses setores é a reabertura das atividades comerciais após a pandemia, “uma vez que foram os mais impactados durante o período de confinamento social imposto pela covid-19”, diz a diretora do Kantar.

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