• Cefas Alves Meira

Osvaldo Faria dá nome à redação de esportes da Itatiaia


O radialista comandou o departamento de esportes da emissora durante quase quatro décadasa emissora

“Coragem para dizer a verdade”. Esta frase, repetida por quase quatro décadas, virou um sobrenome para seu autor, o radialista Osvaldo Faria, um dos maiores nomes da crônica esportiva brasileira.


Faria, que chefiou o departamento da Rádio Itatiaia entre 1963 e 2000, ano em que faleceu, acaba de ser homenageado pela diretoria da emissora, que batizou a redação esportiva com seu nome.


O evento fez parte da comemoração dos 70 anos da emissora, que serão completados em janeiro de 2022, e estiveram presentes na homenagem o vice-presidente da Radio Itatiaia, João Vítor Xavier, e também o filho de Osvaldo Faria, o jornalista Bob Faria, comentarista esportivo da Rede Globo..


Orgulho

Falando sobre a homenagem ao pai, Bob ressaltou o papel de Osvaldo Faria na formação de um grande número de jornalistas esportivos.


“Eu tenho muito orgulho de ter tantos irmãos na profissão. Meu pai me educou com a mesma régua que ele educou todos aqueles com quem trabalhou e iniciou nessa profissão. E essa é uma casa de formação, de tradição na condução de profissionais do tamanho de vocês. Eu fico muito feliz com a homenagem, com a lembrança e acho que nenhum de nós seria o que é na vida, não só na profissão, se não tivesse tido o exemplo que ele nos deixou”, afirmou Bob Faria.


Contribuição

O vice-presidente da Itatiaia e deputado estadual, João Vítor Xavier, fez questão de lembrar a grande contribuição do homenageado para o esporte mineiro e para o jornalismo esportivo. “Ninguém, não em Minas Gerais, mas no Brasil, teve a relevância que Osvaldo Faria teve para o jornalismo esportivo”.


Xavier destacou o motivo pelo qual Faria merecia a homenagem, ressaltando lembrança sempre tão viva do comentarista na história da emissora:


“Um país que não tem memória está fadado ao fracasso, e uma empresa que não tem memória, também. A Rádio Itatiaia tem memória, tem gratidão e está pronta para construir os próximos 70 anos, mas sempre se lembrando daqueles que fizeram esses brilhantes 70 anos que vivemos até aqui”.


Legado

Maria Cláudia Santos, diretora de Jornalismo da emissora, enfatizou a força do legado de Osvaldo Faria e de sua contribuição para a comunicação em Minas e no Brasil.


"Tem que ter coragem para falar a verdade, para sonhar, para fazer o que for preciso em nome dessa potência que é a comunicação. E nunca deixar perder a essência do que é contar histórias. A rádio Itatiaia não pode ser pequena em nada, porque quando quase ninguém tinha condições, pessoas como o Osvaldo e o Januário Carneiro desbravaram. E hoje, que nós temos uma série de facilidades, temos a obrigação de continuar com esse legado", frisou.


Unanimidade

Michel Angelo, coordenador de esportes da Itatiaia, frisou como a homenagem foi merecida e agradeceu a presença de Bob Faria.


“Osvaldo Faria é uma unanimidade por tudo que ele representa na história da Rádio Itatiaia. Então essa homenagem é mais que merecida. Infelizmente, hoje nós não podemos convidar tantas pessoas para participar (em decorrência dos cuidados com a pandemia), mas fizemos questão que pessoas que conviveram com ele viessem, como o Milton Naves e o Alberto Rodrigues. O nome de Osvaldo Faria vai estar sempre ligado à nossa história”, afirmou, acrescentando que foi uma honra a presença na inauguração da Sala Osvaldo Faria do filho Bob.


Morreu em Paris

Osvaldo Faria faleceu em 30 de junho de 2000, aos 69 anos, em Paris, onde passava férias, após complicações pós-operatórias.


Ele trabalhou na Rádio Itatiaia por 44 anos, sendo apresentador, locutor, repórter e, finalmente, comentarista esportivo, a partir de 1967.


Nascido em Abaeté, e dono do famoso slogan “Coragem para dizer a verdade”, usado por mais de 30 anos. Osvaldo Faria esteve na primeira transmissão internacional da Rádio Itatiaia, no dia 10 de março de 1959, no Campeonato Sul-Americano de futebol, em Buenos Aires, na Argentina. Ele também participou da cobertura de dez Copas do Mundo e centenas de eventos esportivos brasileiros e internacionais.


43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo