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  • Cefas Alves Meira

Olivetto, no GoUp: “Rádio me levou a ser publicitário”



O criativo, que reside em Londres, veio a BH participar do evento da Rádio Itatiaia

O publicitário Washington Olivetto, principal convidado do Itatiaia GoUp 2022, evento realizado ontem pela Rádio Itatiaia e que apresenta tendências de mercado e inovação, afirmou que o rádio inspirou sua opção, quando adolescente, pela propaganda.


Olivetto, que veio de Londres para participar da segunda edição do GoUp, realizado na manhã desta terça-feira na Câmara de Dirigentes Lojistas de BH, disse que quando criança ouvia muito rádio, acompanhando notícias locais e também a frequência ondas curtas, “que me traziam informações de outras cidades e até de outros países. A rapidez da informação, aliada ao DND de meu pai, vendedor de pincéis, me levaram a virar publicitário”, contou o fundador da W/Brasil e outras agências.


Campanhas

Em sua palestra, que lotou o auditório da CDL-BH, o publicitário dissertou sobre propaganda, relembrando campanhas memoráveis que levam sua assinatura, como “O primeiro sutiã”, para a Valisére; comerciais estrelados por Carlos Moreno para os produtos Bombril; e filmes produzidos para bancos coimo Bradesco e Itaú, entre outras obras-primas da publicidade brasileira e mundial.


“Trabalhei 35 anos com Carlos Moreno em campanhas para a Bombril, e fiquei fascinado pelo talento do ator, que gravava comerciais e não precisávamos repetir as cenas. Ele era e continua sendo completo”, destacou.


Já o “O primeiro sutiã”, estrelado pela atriz Patrícia Lucchesi, obteve tanta repercussão, afirmou Olivetto, que replicou em outros segmentos, inspirando sátiras em programas humorísticos e usado até em discursos políticos – ele exibiu um vídeo onde ex-presidente Lula fazia uma alusão à campanha da Valisére, referindo-se a obras de sua gestão.


Elogiando a Itatiaia pela sua pujança tanto no jornalismo como no esporte, o publicitário ressaltou que o veículo rádio é a mídia mais perene e confiável para o público, por levar ao ouvinte informação com rapidez e credibilidade. “Em São Paulo, quando foi deflagrada a campanha Cidade Limpa, com a retirada de outdoors das vias públicas, eu disse que o rádio iria substituir as placas, pois ele era um outdoor ambulante. E a realidade confirma a cada dia isso!”, enfatizou.


Abordando o tema do GoUp, O Multiverso no Marketing Esportivo, Washington Olivetto revelou que os esportes não estão desvinculados de ações em defesa da sociedade. Citou como exemplo o movimento “Democracia Corintiana”, que reuniu atletas do clube paulista em torno de uma mudança na diretoria do timão . Contestado pelo meio esportivo e outros setores da sociedade por condutas reprováveis, denunciadas na campanha, o então presidente Vicente Matheus não conseguiu se reeleger no comando do Corinthians. Além de Sócrates, Casagrande e outros craques, o movimento, que teve o slogan criado por Olivetto, entrou para a história como uma luta vitoriosa em defesa da democracia.

Rádio do futuro

Ao abrir o evento, antecipando-se à conferência do publicitário, o presidente da Itatiaia, Diogo Gonçalves, disse que "a segunda edição do GoUp da Itatiaia representa um marco na nossa gestão e mostra quem somos e aonde queremos chegar com o mundo digital e os investimentos no marketing esportivo. Nós somos a rádio do futuro", frisou.


O vice-presidente da Itatiaia, João Vitor Xavier, destacou a disposição da emissora em inovar. "Em ano de Copa do Mundo traremos mais uma grande cobertura e será para a Itatiaia a maior Copa de todos os tempos. Para mudar é preciso coragem e nós temos", afirmou.


Bruno Bianchini, diretor comercial da empresa, apontou o grande salto de profissionalismo, inovação e modernidade que a Itatiaia tem dado nas parcerias que envolvem a propaganda em um mundo cada vez mais digital. "Trazemos o marketing esportivo em ano de Copa do Mundo. Essa é uma das grandes novidades que a Itatiaia traz para os ouvintes neste ano de 2022. Com uma transmissão cada vez mais engajada nas mãos de diversas plataformas, a emissora se reinventa”, frisou.


"A Itatiaia vive um grande momento de transformação com um passado glorioso e passa por mudanças importantes. Ela muda de acordo com o mundo. Esse evento é um encontro inovador que mostra a nova cara da emissora, cada vez mais completa", disse Rafael Menin, CEO do Atlético, que destacou ainda a importância do crescimento do marketing no futebol e no esporte. "O futebol brasileiro é a maior paixão do brasileiro e merece ocupar o patamar global no mundo corporativo do marketing", observou.


A segunda edição do GoUp foi encerrada com uma mesa-redonda discutindo futebol, gestão, marcas e tendências. Coordenada por Bruno Bianchini, contou com a participação, além do convidado ilustre Washington Olivetto, também de Felipe Bratfisch, diretor de marketing de experiências e patrocínios da Ambev; Rafael Menin, CEO da MRV, empresa investidora do Clube Atlético Mineiro; e Lênin Franco, novo diretor de Negócios do Cruzeiro.

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