Presente em 14 estados e com 23 anos no mercado, a marca Oculum, fundada em Recife, chega a Belo Horizonte. Abriu sua 32ª loja, no 4º piso do BH Shopping.
A grife vem com a proposta de trazer o melhor no universo óptico para os mineiros, com produtos e serviços diferenciados. Líder de mercado premium no Nordeste, a Oculum agora direciona forte investimento para o Sudeste. A loja da capital mineira é a segunda do grupo na região.
Mais 6 lojas
Com um investimento de R$ 1,5 milhão na unidade de Belo Horizonte, a marca prevê abrir mais seis lojas até o fim de 2021, e a meta é dobrar esse número em dois anos. No último ano, mesmo com a crise instalada pela pandemia, a franquia abriu 15 lojas no Brasil. O investimento total chega a R$ 22,5 milhões, gerando mais de 100 empregos.
“A praça de BH era uma aspiração do grupo, por estrategicamente ser um dos maiores polos de moda do Brasil, o que conversa muito com o DNA da Oculum”, comenta Igor Revoredo, um dos sócios da marca.
O executivo explica que a franquia possui um variado mix de produtos, com marcas consagradas como Dior, Chanel, Cartier, Fendi, Dolce Gabbana, entre outras na linha do segmento de luxo, que são lançadas sempre simultaneamente ao mercado internacional, além de proporcionar uma consultoria especializada para a melhor escolha de óculos por meio de técnicas de visagismo óptico, uma vez que a empresa investe em treinamento e capacitação constantes de seus funcionários.
Harmonia
O visagismo óptico é a técnica que harmoniza elementos físicos e psicológicos com objetos, acessórios, roupas e os óculos. A análise leva em consideração o formato do rosto, colorismo, estilos e gostos pessoais.
“Esse serviço é um complemento no atendimento ao cliente e queremos auxiliar no processo de escolha de cada um”, comenta o visagista da grife, Hugo Cabral.
A Oculum tem serviços e equipamentos de ponta e todas as lojas contam com um laboratório próprio com maquinário de última geração, como a Máquina de Corte Facetadora, importada da França, que recebe a lente bruta do fornecedor e faz o corte no tamanho adequado para a armação escolhida pelo cliente. Com isso, consegue reduzir o tempo de finalização e entrega dos óculos. Além disso, possui estoque de lentes monofocais para entrega em apenas 1h.
“O fato de todas as nossas lojas possuírem laboratório é um dos nossos grandes diferenciais, pois nos dá agilidade para atender o cliente”, afirma outro sócio da rede, Diego Silva.
Outro equipamento é o Visio Office 3, um aferidor digital que faz as leituras fisiológicas e comportamentais, personalizando cada vez mais as lentes, de acordo com a necessidade de cada pessoa. O equipamento fornece 15 medidas extremamente precisas, enquanto os aferidores tradicionais fornecem apenas três medidas, o que confere um acerto muito maior na confecção das lentes. Por todos esses cuidados e excelência na execução do trabalho, a Oculum é uma das poucas óticas com o certificado ISO 9001/2015. “Apesar de não ser obrigatório no segmento óptico, a Oculum já possui certificação ISO há mais de 15 anos, exatamente para sempre estar buscando a qualidade máxima nos seus serviços”, garante Igor.
Potencial do mercado
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Óptica, em 2019 o faturamento foi de R$22,3 bilhões, enquanto no ano anterior foi de R$21,5. A expectativa é de que o mercado óptico continue em alta. O envelhecimento da população e o uso dos óculos como acessório de moda e comportamento indicam uma projeção de crescimento para os próximos anos.
Dados da Associação Brasileira de Franchising apontam que as franquias de óculos, que fazem parte dos segmentos de moda, estão entre as quatro com maior faturamento em 2019.
Uma das características essenciais para o segmento de ótica é o atendimento personalizado para cada cliente. Por isso, a Oculum investe forte em treinamento e capacitação da equipe. Também é importante estar atento às tendências do mercado e à inovação tecnológica. “Somos uma das únicas empresas com suporte interno de treinamento dado por um especialista. Acreditamos que conhecimento eleva o nível do nosso atendimento e que cuidar dos nossos clientes é sempre uma meta da empresa”, destaca Diego Silva.
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