Depois de um reinado de 46 anos, acabou a era Hans Donner na TV Globo. A logomarca criada em 1975 pelo designer austríaco, de 73 anos, que vinha sendo atualizada e aprimorada nas últimas décadas, sai de cena.
Despediu-se dos telespectadores no último dia 1º, quando a emissora, durante intervalo da novela Um Lugar ao Sol, exibiu a tradicional campanha de fim de ano da TV Globo, e com ela a nova marca. Sai o 3D, volta o antigo 2D. Donner foi também um dos demitidos pelo canal, na reformulação promovida no quadro de RH vip da emissora durante a pandemia.
Versatilidade
A Globo explicou, em um comunicado à imprensa, que o conjunto de conceitos e elementos gráficos traz inovações à nova identidade visual, com novas cores embarcadas.
“A mudança reflete diretamente o conteúdo da TV Globo, que acompanha a diversidade e a pluralidade da sociedade, além de toda a emoção que novelas, séries, realities, programas de variedades, jornalismo, esportes e shows levam para o público”, diz o comunicado.
Já há um bom tempo a emissora vinha se afastando da imagem criada por Donner, seja nas aberturas das novelas e programas ou na marca das atrações. Em 1975, quando ele criou o famoso e revolucionário logotipo, a ideia era uma marca que pudesse trazer movimento na tela e abusar das cores intensas nas vinhetas. O conceito era simples: duas esferas representando o planeta, e uma tela retratando o próprio globo.
Plim-plim continua
A nova logomarca não sepultou o plim-plim. Ele continua, mas ganhou roupas novas, tendo no bojo seis novas cores ”que deixaram a nossa identidade visual ainda mais vibrante e com uma personalidade ainda mais humana, antenada, autêntica”, frisa a emissora.
O comunicado da TV Globo revela ainda que a construção da logo levou 9 meses, feita “por profissionais dispostos a traduzir o Brasil na marca que faz parte da história da TV no país. Agora, as cores saem do nosso símbolo e ocupam a tela inteira da sua TV. É uma forma de mostrar a você que queremos ser ainda mais próximos, ainda mais acessíveis, queremos sempre falar de igual para igual e celebrar o Brasil em toda a sua diversidade, com otimismo e credibilidade. Em todas as telas, em todos os lugares, onde você estiver”.
Segundo especialistas, a nova logomarca é um marco na história da TV aberta, servindo de modelo para que outras emissoras adotem também linguagem mais simples, e até minimalista, em suas identidades visuais.
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