top of page
Alvorada -TIKTOK.gif
  • Cefas Alves Meira

Curtas & Rápidas. Nota de 200, Arósio, Prioli e outras

Entrou em vigor quarta-feira última, 3, a nota de 200 reais. Além de muitas memes nas redes sociais, foi também criticada pelos partidos Rede, Podemos e PSB, que chegaram a entrar com ação no Supremo Tribunal Federal contra o lançamento da cédula, que tem sua face ilustrara pelo lobo guará.

Na ação os partidos alegam que o lançamento da nota pelo Banco Central foi precipitado. “e não apresentou nenhum estudo ou documento estruturado, que trouxesse de forma aprofundada as razões e implicações da nova cédula”, acrescentando ainda que pelo seu alto valor, pode favorecer crimes de ocultação e lavagem de dinheiro.

Na opinião deste jornalista, a nota de 200 reais não veio acrescentar nada à economia ou à sociedade. Não era uma demanda reprimida; ao contrário, as notas de 100 não andam saindo pelo ladrão no bolso dos brasileiros. E surgiu um novo problema para os comerciantes - formais e informais. Como dar troco a quem compra um par de meias ou um carregador de celular, e apresenta uma cédula de 200?

Acho até uma ironia, ou piada de mau gosto, diante de um quadro de inflação baixíssima, economia em recessão, desemprego grassando, e milhões de lojas em todo o país ainda fechadas ou ameaçadas de não reabrir, o Banco Central lançar com ostentação e ampla divulgação uma cédula de 200 reais. Como se o Brasil estivesse nadando em dinheiro, e a carteira do cidadão repleta de notas de 50 e 100 reais.

KRESPINHA

O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária só agora, passados três meses, determinou determinou a sustação da campanha Krespinha, da Bombril. Lançada em junho, a campanha recebeu uma avalanche de críticas, sobretudo nas redes sociais, por indiretamente fazer uma comparação da lã de aço com cabelos da raça negra. Só que a Bombril, logo após as primeiras queixas, já havia retirado a campanha do ar e pedido desculpas pelo mal entendido. Mas ficou a casca da ferida.

DELIVERY

O Dia dos Pais, comemorado este ano no último 9 de agosto, veio demonstrar a força do delivery nesta quarentena. O crescimento em vendas e-commerce aumentou 127%, em relação à mesma data de 2019. O Sudeste liderou na comercialização, com as mulheres sendo as que mais compraram presentes para os pais pela internet.

UÍSQUE

O Johnie Walker, uma das mais conceituadas marcas de uísque do mundo, está completando 200 anos. Criado na Escócia em 1820 por um humilde dono de mercearia, Johnie Walker, o malte aos poucos foi alcançando todos os países do globo.

Nesta Covid-19, então, seu consumo deve estar nas alturas.

SEMANA BRASIL

Começou dia 4 mais uma temporada de caça ao bolso do consumidor. É a Semana Brasil, criada ano passado e que antecede a Black Friday, outra temporada de assédio aos minguados trocados da maioria dos brasileiros. Nesta crise que nossa economia está enfrentando, o comércio há meses com vendas residuais, como fazer promoções, liquidações, torras e outros jargões similares?

Comerciantes e consumidores encalacrados, quebrados; essa Semana Brasil está mais para demagogia do que benefícios reais para lojistas e fregueses.

PRIOLI

A advogada Gabriela Prioli, que se destacou nas redes sociais pelo seu alto conhecimento e discernimento político, e também por sua beleza estampada nos perfis, acabou virando apresentadora do CNN Tonight, na CNN Brasil.

Mas não se contentando com a rápida ascensão na mídia, lançou um curso de coach em política, promovendo curso on-line, onde o internauta paga 487 reais. Prioli Está sendo detonada pelos usuários das redes sociais, que a acusam de defender temas socialistas, mas utiliza estratégias capitalistas em benefício próprio.

HEBDO

O semanário satírico francês Charles Hebdo, que sofreu um atentado terrorista em 7 de janeiro de 2015, em Paris, resultando em doze pessoas mortas e cinco feridas gravemente, não se intimidou e nem perdeu seu humor ácido. Publicou charge em sua capa da última sexta-feira (28), onde mostra dois alunos de volta às aulas. No local das mochilas, eles carregam dois caixões. Na legenda a retranca com a frase: “De volta à escola. Eles vão terminar o ano?”

ECONOMIA MINEIRA

Apesar da pandemia, que caminha para seis meses de caos na economia mineira e nacional, os empresários do Estado voltaram a confiar em seus negócios. É o que mostra o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) de agosto, que chegou aos 54,9 pontos, o que representa um crescimento de 6,1 pontos em relação a julho (48,8 pontos). Os dados são de levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.

ARÓSIO, O RETORNO

Há uma década longe da televisão, Ana Paula Arósio volta à mídia. Está na nova campanha do Santander. A atriz divulga o PIX, novo sistema de pagamentos do Banco Central, e que vai entrar em vigor em novembro. Arósio afastou-se das novelas por ter entrado em atrito com um dos poderosos da Globo, o ator e diretor Denis Carvalho, que a acusou em 2010 de descumprir normas internas, principalmente chegar atrasada às gravações e não se empenhar como era exigido. Pouco tempo antes, Ana Paula Arósio foi vítima de uma tragédia familiar. Seu noivo, o empresário Luiz Carlos Leonardo Tjurs, 29 anos, cometeu suicídio ao lado dela - deu um tiro na boca -, no apartamento onde residiam.

179 visualizações1 comentário
bottom of page