top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • https://www.facebook.com/blogdocefas
  • https://twitter.com/cefasalves
  • Branca Ícone LinkedIn
728x90.gif

Governo de Minas lança teste vocacional em forma de game 

  • Foto do escritor: Cefas Alves Meira
    Cefas Alves Meira
  • 10 de set.
  • 2 min de leitura

ree

O lançamento do “Descobridor de Trilhas”, um teste vocacional gamificado dentro do Roblox, é a mais recente inovação do programa Trilhas de Futuro, que chega à sua sexta edição como o maior programa de cursos técnicos gratuitos do Brasil. O Roblox é uma plataforma global onde milhões de pessoas se reúnem para imaginar e compartilhar experiências em mundos imersivos criados por usuários.

 

Experiências atraentes

Segundo o secretário de Estado de Comunicação Social, Bernardo Assis, “aqui em Minas, o compromisso de inovar na educação prospera com a criação de experiências mais atraentes para o jovem e que impactem de verdade na sua formação para a vida profissional”.

 

Bernardo destaca que a liberdade de escolha é um diferencial marcante do programa. Nele, o aluno pode optar pela carreira e até pela escola em que vai estudar. O Trilhas paga o curso, dá auxílio-transporte e alimentação, tudo para conectar o jovem às profissões que ele valoriza mais, explica o secretário.

 

E agora, com o “”Descobridor de Trilhas, a experiência de escolha do curso no Roblox, que é inédita no mundo, fica mais divertida e interativa, pois ali o jovem se sente em casa, livre de pressões. Jogando, o estudante explora diferentes tipos de carreira, vivencia situações de trabalho, conversa com avatares daquelas profissões. Assim, pode fazer de modo mais seguro uma escolha que será determinante para seu futuro.

 

O programa surgiu como resposta direta contra as altas taxas de desocupação que atingem a juventude do país, sendo a falta de formação a maior barreira na entrada do mercado de trabalho. Um em cada sete jovens (entre 18 a 24 anos) está desempregado. Entre adolescentes de 14 a 17 anos, o índice sobe para um em cada quatro, segundo o IBGE (2025).

 

O Trilhas de Futuro já qualificou para o mercado de trabalho mais de 100 mil jovens mineiros, refletindo na alta empregabilidade.

 

Novo desafio

A chegada do Trilhas ao metaverso visa solucionar um novo desafio: o eventual abandono do curso, às vezes causado por uma escolha equivocada ou mal orientada.

 

Para Marcello Lopes, CEO da CLX, agência de propaganda responsável pela campanha, “nosso grande salto é estender a presença do governo a um espaço onde os jovens já estão, para entregar a eles uma solução real de política pública. Ou seja, é quando a comunicação vira serviço.”

 

Neste ano, toda a campanha de divulgação do Trilhas foi embasada na linguagem dos games. O jogo representa bem o percurso evolutivo de um jovem que se qualifica ao trabalho: cursar o Trilhas desbloqueia habilidades, prepara o aluno para superar o desafio do mercado e abre as portas para uma nova fase da sua vida. No visual da campanha, Minas vira cenário de game e põe um pé no futuro.

 

O diretor de criação da CLX, Marcus Valls, acrescenta: “quando o jogo se transforma em ferramenta de descoberta, a cultura gamer se encontra com a vocação de cada estudante. E é nesse ponto que a ideia ganha força”. 

Comentários


Receba nossas atualizações! Assine nossa newsletter.

Obrigado pelo envio!

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020  Criado e desenvolvido por Idear Comunicação.

bottom of page