top of page
banner-norte-1
  • Foto do escritorCefas Alves Meira

EM, 95 anos, adere ao formato tabloide



O leitor mineiro deparou na manhã de hoje com o jornal mais antigo do Estado, o pioneiro “Estado de Minas”, de cara nova. Com 95 anos de circulação, ininterrupta desde sua fundação, o EM chegou às bancas no formato tabloide.


O “Grande Jornal dos Mineiros”, fundado em 1928 pelos acadêmicos Pedro Aleixo, Mendes Pimentel e Juscelino Barbosa, que se juntaram a Milton Campos e Abílio Machado para criar a sociedade, pouco antes de completar o primeiro centenário deixa o tradicional tamanho standard, optando pelo formato tabloide, coincidentemente o também de seu principal concorrente, o jornal “O Tempo”, do italiano radicado em Minas Vittorio Medioli.


Design ousado

Mudanças também no número de páginas. O EM, que circulava aos domingos com 40 páginas no formato antigo, chegou ao leitor hoje com 54 páginas, sustentadas por um layout bastante ousado, arrojado e clean.


Aperfeiçoamento também no conteúdo, com novos colunistas se integrando à redação, dentro da filosofia de aprimoramento de ponta a ponta que norteou essa revolução gráfica no tradicional e vetusto EM.


Identidade renovada

O arrojo no novo design gráfico do “Estado de Minas” se mostrou já no editorial do diretor-presidente do EM, jornalista Josemar Gimenez de Resende, onde, dirigindo-se ao leitor, apresenta o novo formato e as mudanças no layout e conteúdo das páginas do matutino.


“Você vai notar que o Estado de Minas está diferente a partir de hoje”, começa Josemar, “está em suas mãos um jornal com identidade renovada, com maior número de páginas e aumento da oferta dos conteúdos que fazem diferença para sua vida”. O texto prossegue:


“Tudo isso em um formato diferente, mais amigável, que traz dinamismo e facilita a leitura. E com reforços no time de colunistas, capazes de analisar os fatos com profundidade e rigor. Vozes diversas, que juntam forças ao trabalho de nossa redação, formada por uma equipe de jornalistas premiados e reconhecidos

pela credibilidade adquirida pelo Estado de Minas em quase um século de existência”.


“Em 2024, o grupo associados, que edita o Estado de Minas há 95 anos, comemora seu centenário. Foi um ciclo sempre marcado pela vanguarda, desde o lançamento da televisão brasileira até a criação de nossos portais de internet, como UAI e EM.COM.BR. Como mineiro, cresci lendo o Estado de Minas. Daí o compromisso de torná-lo cada vez melhor e mais identificado com você”, destaca Josemar Gimenez.


O jornalista conclui o editorial dizendo aproveitar o momento “para reafirmar o nosso compromisso com a defesa intransigente dos interesses de Minas Gerais. Seguiremos apontando os problemas do nosso estado e contribuindo para a busca de soluções. É a nossa missão. E esta permanece inalterada. Porque somos ontem, hoje, e amanhã, o jornal de todos os mineiros. Falamos por você. E para você”.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page