A agência Casasanto foi a escolhida para desenvolver a identidade visual do Hospital Libertas, sexto empreendimento hospitalar administrado pela Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas, e o primeiro na capital mineira. O hospital está sendo instalado no prédio da antiga sede da Usiminas, na Pampulha.
O nome libertas é uma homenagem a Minas Gerais, que tem na sua bandeira a frase em latim Libertas quae sera tamen (Liberdade ainda que tardia), lema da Inconfidência Mineira.
Arquitetura
“Para criar a identidade visual, a Casasanto se apropriou da arquitetura, da antiga função para a qual o prédio foi construído, e do paisagismo presente na estrutura e no jardim do Hospital Libertas, assinado por Burle Marx”, conta Robson Santo, da Casasanto, acrescentando:
“Criamos um visual diferenciado, fazendo com que o design tenha papel fundamental na construção da identidade da marca e na consequente criação de valor”.
A marca foi desenvolvida tendo como pontos de inspiração as linhas retas que marcam o projeto arquitetônico e as formas orgânicas dos jardins do prédio da Usiminas. A imagem única, de personalidade forte, ganhou contornos celulares, ressalta o publicitário, explicando que o ícone acompanha o nome da Rede, numa composição equilibrada.
O brilho e a forma sinuosa da composição final da marca sugerem a precisão, a flexibilidade e as formas fluidas das bobinas de aço, matéria-prima da Usiminas, frisa Robson Santo. .
“A Fundação está muito satisfeita com a identidade visual do Hospital Libertas, que marca a nossa chegada à capital mineira. É um projeto que traz nos detalhes a inovação e a modernidade, assim como tudo que está sendo desenvolvido no novo hospital da Pampulha”, comenta Salvador Prado Júnior, diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier.
Comments