Campanha da PBH com repórter mirim explode nas redes sociais
- Cefas Alves Meira
- há 8 horas
- 2 min de leitura

No início deste mês, já sob gestão do prefeito Álvaro Damião (União), que assumiu em abril, após o falecimento de Fuad Noman, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou campanha abordando ações nas áreas de educação, saúde e outros setores, com a alta qualidade da ação resultando em mais de 80 mil cidadãos engajados.
A campanha, desenvolvida pela agência Filadélfia, reúne uma série de vídeos, com a dupla “Grande Repórter BH” e “Minirrepórter BH” entrevistando pessoas nas ruas com perguntas sobre áreas específicas da administração. Ao todo, são quatro vídeos que tratam de educação, saúde, mobilidade e obras públicas.
Linguagem leve
Iniciada em 6 de maio, os vídeos apresentaram aumentos consecutivos em cliques, interações (reações, comentários e demais ações) e impressões. No último dia 8 a campanha atingiu o pico desses indicadores e, ao longo de toda a veiculação, registra 2.577.778 impressões, 1.637 cliques, 79.077 visualizações e 81.009 engajamentos.
Dan Zecchinelli, vice-presidente de Criação da Filadélfia, explica que o diferencial das peças foi a adoção de uma linguagem leve e dinâmica, com a participação da “repórter mirim” para abordar os cidadãos e comentar os resultados e metas da Prefeitura de Belo Horizonte.
“Tentamos fazer algo que efetivamente dialogasse com a população. Esse foi o objetivo dessa comunicação da prefeitura, estar realmente em constante diálogo com a população”, afirma o publicitário.
Comunicar resultados
O grande desafio das campanhas de gestão pública é comunicar resultados. Nesse sentido, diz Zecchinelli, a ação adotou a estratégia de mostrar as realizações da prefeitura, num diálogo direto com os moradores.
Dados da área de educação apresentados nos vídeos mostram que todas as crianças de 1 a 5 anos têm vaga garantida nas escolas, uma promessa cumprida ainda em 2024. Outro dado relevante é que o número de Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) que oferecem ensino em tempo integral passou de 8 mil para 12,5 mil.
A percepção da população também é evidenciada na série de vídeos.
Dan ressalta que ao serem questionados sobre as obras de contenção de enchentes, os entrevistados afirmam perceber avanços nos projetos. Atualmente, observa, foram prometidas 11 grandes obras contra enchentes, das quais seis já foram entregues. O reservatório Vilarinho 2 entra em operação ainda este ano, enquanto o reservatório Ferrugem já funciona com capacidade total. Além disso, outras 70 contenções de encostas devem se somar às 358 já entregues até o início do período chuvoso.
A campanha “Grande Repórter BH” e “Minirrepórter BH” é estrelada pelos atores Thiago Alves Florentino e Sophia de Oliveira Reis.
Comments