Assumindo a vice-presidência Comercial e Marketing da Rádio Itatiaia o jornalista e publicitário Bruno Bianchini. Vai trabalhar na cúpula do grupo, ao lado de vice-presidente de Operações João Vítor Xavier (responsável pelas áreas de Jornalismo, Esporte e Digital) e do presidente Diogo Gonçalves.
Bruno assume a VP, afirma, com a missão, prevista no novo organograma da emissora, de “fortalecer ainda mais a relação da Itatiaia com o mercado publicitário e trazer as melhores soluções para as agências e anunciantes”.
Reestruturação
A promoção faz parte de um programa de reestruturação na Itatiaia, reafirma Bianchini, detalhando:
“A Aimée Utsch, nossa antiga Gerente Comercial, passa a responder como Diretora Comercial do Grupo. Ela tem feito um trabalho fantástico nesses primeiros anos da nova gestão por possuir um olhar amplo, atualizado e com foco no resultado”
Ainda na área de negócios, conta, a antiga Coordenadora Comercial da Rede no Interior, Rosana Cordeiro, acumulará a coordenação comercial também de BH. “Ela se juntará a Mariana Diniz que coordena nossa área de projetos e eventos há mais de 10 anos. A Mariana passa a ter uma posição ainda mais estratégica de gestão com o crescimento da área de projetos e com olhar da Itatiaia voltado para a produtização multiplataforma”, destaca.
E complementa: ”Nosso departamento de marketing também passou por uma mudança estratégica. A Gerente de Marketing, Thaís Silva, assumiu o desafio de desenvolver a área de Branded Content, como Gerente de Produtos. Estamos acompanhando a tendência do mercado e aprofundando ainda mais nesse tema tão valorizado pelos anunciantes e agências. Já estamos com essa entrega nos últimos três anos, porém, o momento é de afinar ainda mais essa relação conteúdo x comercial. Os resultados têm sido espetaculares!”, observa
Outra mudança no Departamento de Marketing. Luiza Segato foi promovida a coordenadora de Marketing e passa a responder, interna e externamente, pelas ações de marca e produto da empresa, explica Bruno Bianchini.
Carreira premiada
Formado em Jornalismo com especialização em Gestão de Negócios pelo Camber College, do Canadá, Bianchini
já foi eleito a Personalidade do Ano no Mercado de Eventos de Minas Gerais e um dos 100 Maiores Líderes do Mercado Publicitário do Brasil, em um ranking elaborado pela revista Exame.
Também ganhou por três vezes o prêmio “Os melhores da Comunicação em Minas” como Profissional de Veículo do Ano.
Fortalecimento
Essa movimentação da estrutura do organograma da empresa vem para integrar o conteúdo e o comercial de forma inovadora, explica o VP de Operações da Itatiaia, João Vitor Xavier.
“Estamos muito satisfeitos com o desenvolvimento da nossa área de conteúdo na Itatiaia. O olhar que temos para o produto nos permite uma compreensão do cenário de mercado, acompanhando de perto os movimentos e transformações da produtização entre conteúdo e comercialização. Por isso, a Itatiaia está criando uma área de Brand Content focada nisso”, frisa.
“Essa atualização reflete nosso compromisso de fortalecer e alinhar a nossa estrutura organizacional com nosso projeto de expansão e produtização, buscando sempre a excelência e paixão em tudo que fazemos”, reforça o presidente Diogo Gonçalves.
Pingue-pongue
Numa entrevista pingue-pongue, Bruno Bianchini conta outros detalhes atinentes ao publicitário, sua carreira e a nova função:
- Como sua experiência como diretor comercial preparou você para o papel de vice-presidente?
- ‘Estou na Itatiaia há 15 anos. Sou jornalista de formação influenciado pelo amor que tinha pela Itatiaia, a partir dos 10 anos de idade. Minha monografia, em tempos de faculdade, foi a análise do programa Turma do Bate Bola, do nosso eterno chefe, Emanuel Carneiro. É uma relação de vida com a Itatiaia. O destino quis que tudo viesse a acontecer para que eu estivesse nesse desafio hoje. Cheguei à Itatiaia aos 25 anos de idade para o desafio de começar a transformar o produto. Tive o privilégio de ter a minha experiência na gestão comercial, durante 12 anos na Itatiaia, “mentorada” por um dos principais publicitários da nossa história, o Diretor Geral à época, Carlos Rubens Doné, a quem sou eternamente grato”.
“Foram anos muito importantes para a minha preparação para dar continuidade na Direção comercial com o Grupo do empresário Rubens Menin, que assumiu o comando da Itatiaia em meados de 2021. Esses três últimos anos, a frente da área comercial, foram especiais e desafiadores. Recebi a confiança do Conselho da Empresa e do nosso Presidente, Diogo Gonçalves, quem me deu autonomia e força para a transformação necessária que enfrentamos. Caminhando lado a lado. Outro apoio e preparação fundamental que tive foi com nosso Vice-presidente, João Vítor Xavier. Profundo conhecedor da nossa marca, história e produto, a relação com o João vem de muitos anos, até mesmo antes da Itatiaia. Ele abraçou a causa de fazer acontecer o projeto de produtização comercial em sinergia com as áreas de conteúdo e digital, dirigidas por ele de forma brilhante. Eu sempre achei que eu era insaciável por resultados, até conhecer melhor o João Vítor”.
“Sem dúvida, me senti muito respeitado por todos da nossa nova direção, o que me motivou ainda mais na capacitação e dedicação ao desafio. O olhar do grupo, do Diogo e do João me proporcionaram possibilidades que antes, culturalmente, eram mais difíceis.
“Por fim, não existe uma liderança eficaz sem um time competente e dedicado a fazer os resultados acontecerem. Preciso destacar todos os amigos de trabalho da Itatiaia, de todas as áreas (os que passaram e os atuais) que contribuíram para o meu crescimento e para as entregas que tivemos ao longo desse tempo. Em especial, os times comercial, de projetos, promo, marketing e Opec que vivem mais intensamente as dores e conquistas conjuntas. Liderados também pela nossa recém promovida Aimee Utsch, eles abraçaram a causa, entenderam as diretrizes e mergulharam no desafio! Me orgulho muito do que tem sido feito e, confesso, que tem sido um aprendizado e uma constante capacitação! Eles me ensinam diariamente!”
- Quais são suas prioridades imediatas como vice-presidente? Tem alguma coisa que vocês pretendem mudar por agora ou ainda precisam de um planejamento maior?
“Na verdade, acredito que essa promoção é um processo de continuidade e crescimento. O projeto é sinérgico como um todo, com a necessidade de uma área tracionar a outra. A Itatiaia, numa analogia industrial, se transformou numa máquina de alta produtividade, porém com a customização da maioria dos produtos. Os números extraordinários que o jornalismo, o esporte e o digital estão alcançando precisam ser compreendidos pelo comercial, que necessita de criatividade e atualização para embalar o produto da maneira que o mercado exige e que, ao final, precisa trazer resultado para o anunciante.
“Estou muito orgulhoso de fazer parte de um projeto que caminha nesse sentido, num entendimento único do ponto focal, usando de tudo que o mundo atual nos oferece para melhorar a produtividade e a perenidade do negócio! Desde o primeiro minuto da nova gestão, o direcionamento do nosso Conselho foi para que mantivéssemos e cuidássemos da essência e da credibilidade da Itatiaia. Fizemos transformações necessárias para o futuro do produto e tivemos uma ótima aceitação e adaptação cultural da empresa para chegarmos até aqui”.
- Quais são as suas expectativas nesse novo cargo?
São as melhores possíveis! Primeiramente, é um privilégio participar do dia a dia de um Grupo como esse. A mentalidade dos nossos conselheiros converge com as principais tendências e transformações mundiais, o que nos garante uma constante atualização. Estou muito honrado com o reconhecimento, na certeza de que o desafio é cada vez maior. O cargo não quer dizer muita coisa se não tivermos as utilidades bem aproveitadas e as capacidades complementares para a busca do objetivo. Essas mudanças são para trazer mais produtividade, estratégia e força de mercado.
Atingir os patamares que alcançamos, se manter no topo e ter a certeza de que ainda estamos longe do que queremos são diretrizes que já estão enraizadas no nosso plano executivo. Queremos estar cada vez mais próximos do mercado, das agências, dos anunciantes, dos veículos e de toda a cadeia. O branding, que de maneira discreta e equivocada, passou por um processo de desconfiança, voltou com força total e ainda mais atual, para o bem da publicidade! A Itatiaia do futuro já chegou para caminhar junto da indústria da comunicação”.
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