top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • https://www.facebook.com/blogdocefas
  • https://twitter.com/cefasalves
  • Branca Ícone LinkedIn
728x90.gif

Brand Finance posiciona Cemig como uma das marcas mais valiosas do país 

  • Foto do escritor: Cefas Alves Meira
    Cefas Alves Meira
  • 17 de jun.
  • 2 min de leitura

A Cemig é a 51ª marca mais forte do Brasil, segundo o ranking da consultoria internacional Brand Finance. A estatal mineira avançou cinco posições na lista das 100 marcas mais valiosas do país, alcançando a 59ª colocação em nesta edição do levantamento do instituto.

 

De acordo com o levantamento, o valor da marca Cemig atingiu US$ 293 milhões em 2025, um crescimento de 13% em relação a 2024, refletindo a consolidação da companhia como uma das líderes em força de marca e valor no setor de energia.

 

Referência mundial

A Brand Finance, sediada em Londres e presente em mais de 30 países, é referência global na avaliação de ativos intangíveis e publica anualmente o relatório “Brand Finance Brasil”, que classifica as marcas nacionais mais valiosas e fortes. A presença da Cemig no ranking destaca não apenas seu desempenho financeiro, mas também a eficácia de sua gestão estratégica de marca em um mercado cada vez mais competitivo. 

 

Segundo o departamento de marketing da empresa energética, a Cemig nos últimos anos mostrou um crescimento consistente, uma resposta direta ao maior plano de investimentos executado na história da companhia, e da estratégia de se aproximar e focar cada vez mais nos clientes.

 

O departamento ressalta ainda que esse foi o melhor desempenho da companhia das últimas quatro edições do ranking. A empresa figurou na 64ª posição em 2024, 70ª em 2023, e 61ª em 2022.  O crescimento recente reforça a solidez da marca, que também se destacou em outras categorias do levantamento: é a 37ª que mais cresceu em valor e a 80ª em crescimento de força de marca.  

 

Trabalho consistente

Para Cristiana Kumaira, diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, o resultado é fruto de um trabalho consistente e alinhado com os objetivos estratégicos da companhia.

 

 “Esse reconhecimento é reflexo direto do compromisso com o nosso objetivo de focar no cliente, com a escuta ativa dos nossos públicos e a coerência entre o que planejamos e o que efetivamente é entregue. A evolução no ranking da Brand Finance mostra que estamos no caminho certo, com uma marca cada vez mais forte, conectada com a sociedade e integrada ao nosso planejamento estratégico”, afirma a executiva. 

 

Empresa consolidada 

Com valor de mercado estimado pela Brand Finance em US$ 8,2 bilhões, a Cemig mantém um índice de contribuição da marca (Brand Value sobre Enterprise Value) de aproximadamente 3,6%, dentro da média histórica da companhia.

 

O desempenho, segundo Kumaira, reforça a importância da integração entre marca e operação, além da capacidade da empresa de estabelecer conexões autênticas com seus públicos em um cenário de expectativas crescentes por parte dos consumidores.  

 

Nesse cenário, a perspectiva das mudanças na legislação que rege o setor elétrico nacional, com a abertura geral do mercado para os consumidores cativos, modalidade prevista para vigorar nos próximos anos, torna a força da marca da Cemig um grande reforço para a atração dos clientes, inclusive na captação de outros novos, legitimando seu papel como impulsionadora do crescimento de Minas Gerais.

 

Comments


Receba nossas atualizações! Assine nossa newsletter.

Obrigado pelo envio!

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • Branca Ícone LinkedIn

© 2020  Criado e desenvolvido por Idear Comunicação.

bottom of page