top of page
ALVORADA-V2.jpg
  • Cefas Alves Meira

Biografia de Hélio Garcia será lançada hoje na AML


Após cinco anos de pesquisas, o professor e jornalista Itamar José de Oliveira lança hoje, às 19h30m, na Academia Mineira de Letras, o livro “Hélio Garcia: A Arte Mineira de Fazer Política”.


A obra está dividida em três blocos. No primeiro, “Nos tempos de Hélio Garcia”, Itamar narra a trajetória política do ex-governador de Minas Gerais desde Santo Antônio do Amparo, onde nasceu, até 1998, quando por problemas de saúde Garcia encerrou sua vida pública.


Depoimentos de contemporâneos, inclusive ex-adversários políticos, compõem o segundo bloco. Entre outros, foram entrevistados pelo jornalista e professor personalidades da política mineira como Romeu Queiroz, Walfrido dos Mares Guia, Alysson Paulinelli, Paulino Cícero, Ronan Tito, Pimenta da Veiga, Aécio Neves e Patrus Ananias.


Figuras da política nacional também foram ouvidas, como os ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso, dos ex-ministros Delfim Netto e Francisco Dornelles, e ex-governadores Pedro Simon, Luiz Antônio Fleury Filho e Ciro Gomes


O presidente da Academia Mineira de Letras, jornalista e escritor Rogério Faria Tavares, na capa da obra frisa que “estamos diante de um documento de importância histórica e de uma fonte indispensável para os estudiosos da política mineira”.


A participação de Hélio Garcia na eleição da chapa Tancredo Neves-José Sarney pelo Colégio Eleitoral, em 1985, também é destacada por Tavares, ressaltando que o ex-governador ajudou a viabilizar a convocação da Assembleia Nacional Constituinte, um marco na redemocratização do País.


“Hélio Garcia foi um ser humano terno, fraterno e amigo. Gostei imensamente da viagem viajada”, afirma Itamar de Oliveira, ressaltando que a história do ex-governador não pode ser abrigada em um único livro.


65 visualizações0 comentário
bottom of page