top of page
ALVORADA-V2.jpg
  • BLOG DO CEFAS

Aprovado teste que agiliza combate ao HIV 19 Jun 2017



Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo produto que poderá agir no combate ao HIV. O medicamento poderá ser usado por qualquer um, adquirido em farmácias e drogarias.


O produto – Action - será comercializado pela empresa Orangelife Comércio e Indústria. O teste de HIV é feito a partir da coleta de sangue, como já é feito para a medição de glicose em diabéticos. Após a coleta, é preciso esperar de 15 a 20 minutos.


O teste funciona para os dois subtipos do vírus que provocam a Aids e apresentou uma sensibilidade e eficácia de 99,9%. No entanto, o produto só consegue identificar a presença da doença após 30 dias da possível contaminação. Isso, porque o organismo precisa desse tempo para produzir anticorpos que o autoteste irá detectar, em níveis possíveis de fazer essa indicação.


Em casos de resultados negativos, diz a Anvisa, é recomendável repetir a análise depois de 30 dias do primeiro teste e outra vez até completar 120 dias após a primeira tentativa.

Já para diagnósticos positivos, o ideal é procurar um serviço de saúde para confirmar o resultado com testes laboratoriais e encaminhamento para o tratamento adequado.


Tags

1 visualização0 comentário
bottom of page