top of page
ALVORADA-V2.jpg
  • Cefas Alves Meira

Ampere vai discutir CO2 e mobilidade elétrica no país


Um dos maiores eventos sobre mobilidade elétrica do país e energias renováveis acontece pela primeira vez juntos, em um formato inovador, o “Ampere: Ecossistema de Mobilidade Elétrica do Brasil”. O evento será uma completa imersão sensorial com palestras e seminários híbridos, exposição de produtos no espaço físico ou experiência 3D; e até test drive de alguns veículos elétricos na Pista de Micromobilidade Elétrica, promovendo experiências 360 graus para o público no espaço físico e também online no canal @eventoampere.


A programação contempla atividades entre os dias 22 e 30 de outubro, em Belo Horizonte (no Expominas) e em Nova Lima (em Alphaville, e no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima). A ideia é oferecer oportunidades de participação para diferentes públicos, desde estudantes a empresários e formadores do setor para rodada de negócios, até os consumidores conscientes, que buscam adotar soluções sustentáveis no cotidiano.


Sustentabilidade

O objetivo do evento é discutir soluções sustentáveis e tecnológicas para o grave problema que o planeta vem enfrentando, como por exemplo, o alto nível de emissão de CO2, e apresentar soluções para melhorar a mobilidade urbana. Apresentar práticas tecnologicamente desenvolvidas por empresas na área ambiental e matrizes energéticas que já vêm sendo utilizadas nas cidades do futuro.


“Será uma oportunidade ímpar para gerar networking e novos negócios focados nas melhores práticas de ESG (sigla em inglês que significa: ações ambientais, sociais e de governança) para o público imergir nesse universo por meio de palestras, exposições, apresentação de projetos e grupos de discussão sobre o uso das energias renováveis como carros elétricos energias solar e eólica, além de fomentar a indústria de carbono neutro no país”, explica o diretor executivo do evento, Leonardo Veloso Brandão.


Na abertura, no dia 22 de outubro, às 17 horas, no Ouro Minas Palace Hotel, estarão presentes, entre outros, o diretor da Apex Brasil, General Roberto Escoto; e o prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira entre outros. Será apresentado o Painel de Investimento em Minas Gerais e Brasil – Green Economy ministrado pelo Indi e Apex Brasil.


Com participações do CEO da Bravo Motor Company, Eduardo Munõz, e pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Nova Lima, serão abordados temas como o investimento da Bravo Motor em uma fábrica em Nova Lima, Minas Gerais e suas expectativas em relação ao mercado.


Palestras on-line

No sábado, dia 23, das 13 às 21h, será realizada a abertura da Semana da Mobilidade Elétrica, em Alphaville.


No dia 25, às 9h será apresentado o painel online “As implicações da mobilidade elétrica no cotidiano” que tem a palestra “O futuro da mobilidade elétrica no Brasil”, ministrado pelo Coordenador Geral da PNME do Laboratorio de Mobilidade da UFRJ, Victor Andrade.


No dia 26 haverá uma palestra de mobilidade elétrica no Teatro Municipal Manoel Franzen de Lima, ministrada pelo Piloto Sérgio Sette Câmara de tema "Evolução dos veículos elétricos em competições e mobilidade urbana atual", de 19h15 às 20h, com a participação de Bruno Daibert, proprietário das empresas Perito Automotivo, Auto Expert Treinamentos e Carros Incash, Fábio Veras, presidente do Sindicato das Indústrias de Software e Tecnologia do Estado de Minas Gerais, Associate Founder na S/A Saúde Ventures e Diretor de Inovação na CorpLabs.


Serão realizadas palestras de temas de grande relevância como no dia 27 às 9h o painel online “O Futuro das Cidades e a Contribuição da Mobilidade Elétrica” ministrada pelo professor Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura da Fundação Dom Cabral.


Já no dia 28, às 10h será realizada um webinar sobre Cidades Inteligentes e os Desafios do Urbanismo para a Mobilidade Elétrica que contará com a participação da Gerente de Mobilidade Urbana da WRI Brasil, Cristina Albuquerque, da Coordenadora do Laboratório de Estudos do Veículo Elétrico (LEVE/ Unicamp), Flávia Consoni, do Especialista em Smart Cities e Mapeamento das Cidades para Planos Diretores da UFMG, Bráulio Magalhães Fonseca e do Presidente da Abrave, Rogério Markiewicz.


Já no dia 29, às 10h, será realizado o lançamento online do Hub de Energia Limpa e Renovável com apresentação do manifesto e as bases do Hub apresentado pelo presidente da Fundep, Jaime Ramirez; cases das empresas parceiras e projeto de eficiência energética da UFMG com participação do professor Braz Cardoso do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG.


18 visualizações0 comentário
bottom of page