Aliadas: coletivo feminino une lideranças em defesa da publicidade mineira
- Cefas Alves Meira

- 17 de set.
- 2 min de leitura

O mercado publicitário mineiro acaba de ganhar uma iniciativa inovadora. É o Aliadas - Coletivo Feminino pela Publicidade Mineira, movimento criado para unir mulheres, inspirar novas trajetórias e impulsionar o desenvolvimento do setor em Minas Gerais.
Primeiras Aliadas
O Aliadas foi fundado por Aimée Utsch, diretora comercial do Grupo Itatiaia, e ganhou de imediato o apoio de publicitárias de renome em Minas e nacionalmente, com passagens por grandes agências e veículos e instituições públicas e privadas do estado.
Antes da Itatiaia, Aimée trabalhou como mídia em uma das maiores agências de Minas, Lápis Raro; como contato comercial na TV Band Minas, e a última experiência havia sido em uma das maiores empresas de varejo brasileiro, a brMalls.
Entre as profissionais que ladeiam Aimée estão Lucélia Morioka, Superintendente de Comunicação da Copasa; Raquel Sanabio, Gerente de Marketing e Comunicação do Senac em Minas; e Lenusa Santos, do marketing da B.Drops.
Objetivos
No evento de lançamento realizado em agosto no Vasto, Aimée Utsch reforçou que os objetivos do coletivo são:
- Unir forças e reunir mulheres da área de publicidade para criar uma rede de apoio e colaboração.
- Inspirar lideranças e dar visibilidade a mulheres que já atuam no setor, servindo como exemplo para outras.
- Acelerar a publicidade mineira e contribuir para o desenvolvimento e o crescimento do mercado publicitário em Minas Gerais através da participação feminina.
Significado
Segundo a fundadora, no primeiro encontro, o evento marcou o nascimento do coletivo, trazendo um ambiente de inspiração, potência e troca de experiências.
“Esse primeiro encontro foi um marco para a comunidade feminina da publicidade mineira. Um ambiente de inspiração, potência e troca real de experiências. O Aliadas nasce para somar, unir e transformar”, destacou Aimée Utsch, idealizadora do coletivo.
Responsabilidade
O painel de evento discutiu o tema “Qual o nosso papel no desenvolvimento desse mercado? Qual a nossa responsabilidade como líderes?” e foi composto por representantes de veículo, agência e cliente, respectivamente: Ju Braga, da Band; Dani Fraga, da Filadelfia e Bruna Lopes, do Banco Mercantil. Gustavo Faria marcou presença no evento, representando o Sinapro-MG no painel.
Prestígio e ação
O primeiro encontro do Aliadas contou com a participação de mais 30 lideranças femininas do mercado, que puderam contribuir com sugestões para fortalecimento do mercado. A proposta é que, nos próximos encontros, um plano de ação colaborativo comece a ser colocado em prática, a partir de uma ação conjunta das lideranças.
O Aliadas já conta com o apoio de parceiros estratégicos como Sinapro-MG, Grupo Itatiaia, Band Minas e ESPM — e planeja expandir suas ações ao longo de 2025, com novos encontros, painéis e programas de formação e impacto.




.png)






Comentários