top of page
ALVORADA-V2.jpg
  • Cefas Alves Meira

Abracom vai à luta por licitações transparentes


Conscientizar o empresariado da importância de se promover concorrências mais justas e transparentes. Foi o que levou a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) a divulgar esta semana um manifesto, dirigido à iniciativa privada, combatendo concorrências nocivas ao mercado.


Daniel Bruin, presidente do Conselho Gestor da Abracom e sócio da agência XCom, observa que numa época em que as empresas afirmam valorizar tanto as práticas do ESG — Environmental, Social and Governance —, elas também precisam “praticar os princípios em toda a cadeia de valor, incluindo os processos de contratação de produtos e serviços”.


Carlos Carvalho, presidente-executivo da Abracom, enfatiza que a entidade vai insistir nessa discussão em seus canais, nos de seus associados e na mídia até o final de 2021, divulgando as hashtags #RespeitaAsAgências e #ConcorrênciaLegal.


Práticas desleais

O jornalista e publicitário Márcio Erlich, do portal Janela Publicitária, comentando a iniciativa da Abracom, diz que o site já abordou por várias vezes “as dificuldades do setor com o poder público, mas, em conversas que temos tido com empresários da área de comunicação corporativa, na iniciativa privada os problemas não são menores. Ouvimos relatos de cliente que só aceitaria assinar contrato com a agência após um período de teste - mesmo tendo a feito passar por concorrência”, destacou, acrescentando:


“Houve um empresário que chamou várias agências para sua concorrência, dando menos de uma semana de prazo para a apresentação do planejamento. E até uma empresa que já avisou a quem quisesse sua conta que só se dispunha a começar a pagar 120 dias após o início dos trabalhos”.


Erlich lembra que a Abracom, ao abrir a discussão por meio de seu manifesto, quer alertar para a ocorrência de práticas cada vez mais frequentes de disputas baseadas apenas em menor preço, com entrega de propostas criativas sem qualquer remuneração e falta de transparência nos critérios de seleção das empresas vencedoras.


64 visualizações0 comentário
bottom of page