“IPVA 2020 – Volta para você”. Campanha mostra retorno do imposto para população

24 Jan 2020

 

Assinada pela Tom Comunicação, está sendo veiculada a campanha do IPVA deste ano. Criada para a Secretaria de Estado da Fazenda, as peças desenvolvem o tema “IPVA 2020 - Volta para você”. A primeira fase de veiculação ocorreu entre os dias 08 e 17 deste mês, e terá mais dois flights em fevereiro e março, seguindo a escala de vencimentos das parcelas, que dependem do último número da placa do veículo.

Segundo a agência, a campanha tem dois objetivos centrais, ambos de utilidade pública: informar os contribuintes acerca das datas de vencimento do imposto; e motivar a quitação dos valores no prazo, destacando onde os recursos são utilizados.

 

As peças estão sendo veiculadas em mídias diversificadas: TV, jornal, rádio, OOH (backbus, laterais de ônibus e painéis de LED) e internet (display Google, Facebook, Instagram e anúncios de texto).

Retorno para a sociedade

Roberto Bastianetto, subsecretário de Comunicação do governo estadual, e que aprovou a campanha, juntamente com Marcelle Melasso e Ronny Rodrigues, explica que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores  é uma importante fonte de receita para a administração pública. “Esses valores recolhidos com o imposto retornam para a sociedade, na forma de políticas públicas, tanto por parte do Estado quanto dos municípios”.

E acrescenta: “A chegada da data de vencimento do pagamento de suas parcelas é, portanto, uma oportunidade não só de motivar os contribuintes a efetuarem o pagamento no prazo, com ênfase para o desconto proporcionado pela quitação da parcela única em janeiro, mas de informa-los acerca da importância do IPVA para o Estado. Afinal, os recursos arrecadados com o imposto são aplicados em áreas essenciais para a população, como saúde, educação e segurança”.

Desafio

Vinicius Alzamora, sócio e Diretor de Criatividade da Tom, contextualiza o momento da campanha:

 “Começo de ano, muitas contas pra pagar e entre elas o IPVA. Esta poderia ser apenas mais uma típica campanha de varejo, informando data, descontos e formas de pagamento. Mas nos deparamos com duas questões interessantes: a maioria das pessoas acha que os recursos do IPVA são destinados à manutenção de ruas e estradas e, por consequência, não fazem ideia de que parte da arrecadação é utilizada para investimentos em outras áreas essenciais”

E complementa: ” O desafio era criar e produzir uma campanha ao mesmo tempo didática e esclarecedora, transformando a informação do destino dos recursos em argumento motivacional. Daí o conceito, IPVA 2020 – Volta pra você, reforçado na marca com o símbolo de modo contínuo no primeiro zero, sugerindo o retorno de uma parcela do que pagamos em benefício de todos. E assim foi feito.”

Ficha técnica

 

A campanha “IPVA 2020 – Volta para você” tem a seguinte ficha técnica:

Cliente: Secretaria Geral/SEF

Agência: Tom Comunicação

Presidente e Diretora de Inspiração: Adriana Machado

Diretor de Criatividade: Vinicius Alzamora

Criação: Lucas Bandeira, Manuel Rolim , Marco Pomarico, Pedro Henrique Assis, Rafael Fontenele

Gerência de Criação: Manuel Rolim

Produção Eletrônica: Rodrigo Silva 

Produtora de vídeo: Tropical Filmes

Direção de cena e fotografia: João Giovani

Produção Gráfica: Andrezza Passos e Carlos Guizan

Interação: Jeferson Vieira, Thaís Queiroga

Gerência de Interação: Thaís Queiroga

Arte-Final: Ricardo Vieira e Reinaldo Moreira

Revisão: Érica Souzalima e Francisco Ferreira

Integração: Bruna Parma e Ana Araújo

Atendimento: Felipe Dila e Tâmara Alves 

Gerência de Atendimento: Fernanda Formoso

Aprovação: Roberto Bastianetto, Marcelle Melasso e Ronny Rodrigues

 

 

  

 

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no
Curta esse
Please reload