“Quarto de Despejo. Diário de uma Favelada”, livro escrito em 1960 pela catadora de papéis mineira Carolina Maria de Jesus, completa 60 anos. Considerada um best-seller plebeu, como ela própria, a obra se tornou um clássico literário brasileiro, traduzido para 13 idiomas. Na minha infância, foi um dos primeiros livros que li.
ZINHO DEMITIDO
Surpresa, revolta, e solidariedade ao jornalista José Amaro Siqueira, o competente Zinho. Foi demitido ontem, 20, pela Rede Globo. A emissora justificou a dispensa alegando que vai extinguir a Comunicação em Minas. Ou seja, mais demissões a caminho. “Fui demitido pela primeira vez na vida”, disse Zinho.
PANDEMIA/ELEIÇÕES
Uma live interessante e oportuna: “Eleições em tempos de pandemia”. Terá como debatedores o presidente do TRE do Paraná, Tito Campos de Paula, e o presidente da Associação das Emissoras de Radiodifusão daquele estado. Às 11 horas, Instagram @adstream_Brasil.
MACHADO
A nova tradução de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, esgotou em apenas um dia nos Estados Unidos. A tradutora Flora Thompson Deveaux explicou que o escritor é um dos brasileiros mais lidos naquele país, e as notas explicativas introduzidas nesta nova edição atraíram ainda mais leitores. Em breve será lançada uma nova tradução de “Dom Casmurro”. E nota de rodapé terá a difícil tarefa de tentar explicar “olhos de ressaca” para os americanos.
JAPONÊS DA FEDERAL
Um dos coadjuvantes mais famosos da Operação Lava-Jato, o agente da Polícia Federal Newton Ishii, o "Japonês da Federal", acaba de perder o cargo. E ainda terá que pagar multa de R$ 200 mil. Mesmo escoltando políticos envolvidos na Lava-Jato, Ishii estava sendo processado por facilitação de contrabando. A sentença saiu esta semana.
40
A top model Gisele Bündchen comemorou nesta segunda (20) 40 anos de idade. E comemorou de maneira ecológica, como é de seu feitio. Junto com o marido Tom Brady, filhos e empregados, iniciou o plantio de 40 mil árvores em sua propriedade, nos Estados Unidos. Afirmou que gostaria de plantar as árvores na Amazônia, mas a pandemia não deixou.
RP DA SAÚDE
Osassé de Moraes Ancora Braga Netto, filha do ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Netto, indicada para assumir a gerência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Detalhe: ela é relações-públicas.
TRESLOUCADO
Sikêra Júnior, da Rede TV!, é um apresentador amazonense tresloucado, que depois de imitar Bolsonaro e chamar o Covid-19 de “gripezinha” e defender a cloroquina, acabou pegando o vírus, se mostrando arrependido já na UTI. Mas sarou, e hoje é um dos fenômenos de audiência do Alerta Nacional, programa de notícias policiais sensacionalistas da emissora comandada por Marcelo Carvalho. Mas seu alto salário – R$ 500 mil mensais – tem causado desconforto e indignação entre os colegas do jornalismo, muitos não ganhando nem 5% do que Sikêra recebe por mês..
XUXA
“Amar para educar, e não punir para educar. É a premissa que a apresentadora e modelo Xuxa Meneghel defendeu, ao se referir ao novo ministro da educação, Milton Ribeiro. Xuxa compartilhou um vídeo onde o ministro apoia a prática da violência como método de educação dos filhos.
VERA, O RETORNO
Em entrevista à CNN Brasil na última sexta-feira (17) , a atriz Vera Fischer, dispensada pela Globo em junho, se ofereceu para ser apresentadora de um programa na nova emissora. “Uma produção falando sobre cultura, cinema e teatro. Isso eu aceito, eu topo”, disse Fischer. E completou:
“Eu nunca vou deixar de ser atriz. Eu sou uma atriz de palco. Eu gosto de estar no palco. “Existem várias redes. E, hoje em dia, temos muitas séries sendo feitas e eu quero me incluir nisso aí. Eu acho que representar é algo visceral e eu preciso disso. Eu vou precisar estar no palco quando der e, quando não der!”
Vera tem 68 anos e “muito vem vividos”, faz questão de dizer.
Comments