Uma nova métrica de inclusão que promete transformar a análise de diversidade no setor publicitário brasileiro. É o RX (Índice de Representação), que é apresentado ao mercado de propaganda pela XR Extreme Reach, referência global em tecnologia para publicidade.
Tempo real
Impulsionado por inteligência artificial, o RX é capaz de avaliar em tempo real a diversidade nas campanhas, analisando atributos como expressão de gênero, tom de pele, idade e biotipo corporal. Com parâmetros adicionais de acessibilidade e autoridade planejados para futuras atualizações, a ferramenta busca fornecer uma análise ampla e precisa da representatividade em peças publicitárias.
Celso Vergeiro, CEO da XR Extreme Reach, explica que o RX surge em resposta a uma demanda crescente de consumidores e marcas por campanhas publicitárias mais inclusivas. “Essa métrica permite aos anunciantes no Brasil e em mais 42 países onde a XR Extreme Reach está presente medir a inclusão e ajustar suas campanhas de forma eficaz. Desde seu lançamento nos EUA, na primeira semana de outubro, o RX passou a oferecer uma visão precisa e comparativa entre campanhas, ajudando a identificar e preencher possíveis lacunas de inclusão antes mesmo do início da veiculação, ou em ajustes durante sua execução”, frisa o executivo.
E como o RX facilita uma publicidade mais inclusiva?
Vergeiro destaca que o RX possibilita que anunciantes e agências obtenham uma pontuação de 0 a 100 em critérios de diversidade, oferecendo uma visão em tempo real do nível de representatividade nas campanhas. Esses dados são coletados e analisados por IA avançada, criando insights que permitem às marcas adaptarem seus conteúdos para que sejam mais ressonantes e inclusivos.
“O uso da plataforma, seus recursos e funcionalidades são de acesso exclusivo do contratante, este podendo compartilhar as informações com seus parceiros e fornecedores de acordo com seus interesses de campanha e posicionamento”, comenta o CEO da XR Extreme Reach.
Ele acrescenta que a plataforma oferece uma visão de inclusão tanto em nível macro quanto granular, permitindo que anunciantes façam comparações de progresso entre campanhas e até entre setores. “Dessa forma, a XR Extreme Reach visa fomentar a responsabilidade criativa e aprimorar a publicidade com base em uma visão de diversidade mais ampla e detalhada, refletindo um compromisso com a responsabilidade social e a inovação”, pontua.
Vergeiro acentua que a integração do RX no processo de briefing criativo é outro destaque da nova ferramenta. Isso permite que os profissionais de publicidade já iniciem suas campanhas com uma orientação voltada à inclusão, aumentando a ressonância dos conteúdos com o público final, enfatiza.
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