O publicitário Vítor Alegre, um paulista que se identifica muito com Belo Horizonte (trabalhou na Globo Minas em BH de 2014 a 2019), acaba de ser promovido na Rede Globo. Depois de atender durante quatro anos no Rio as operadoras Oi e TIM, Alegre é agora head comercial de um novo departamento do grupo fundado por Roberto Marinho - Negócios Integrados em Publicidade.
A atuação de Vítor no comando da plataforma Negócios Integrados estará ligada à otimização de oportunidades comerciais da Globo com receitas publicitárias ligadas as vendas regionais e afiliadas. O executivo, que está completando 21 anos de Globo, começou sua carreira em 2002 na Globo São Paulo, em 2014 passou para a área de negócios da Globo Minas, e em 2019 se transferiu para o Rio, onde assumiu o atendimento das empresas de telecom.
Furando a bolha
Nesta entrevista ao Blog do Cefas, Vítor Alegre fala de sua atuação no mercado mineiro, a convivência com agências e publicitários das Gerais, e de como isso contribuiu para seu aprimoramento profissional.
“Acho que Minas me ajudou a furar a bolha da realidade de São Paulo, de onde estava vindo em 2014. Tanto como modelo de negócios da Globo, como a relação com as agências, clientes e parceiros do ecossistema publicitário. Foi de fato algo diferente”, conta. Ele prossegue:
“Essa passagem de cinco anos por Minas, três como executivo e dois como head de negócios, me fez ir além das atribuições de São Paulo, principalmente na possibilidade de compartilhar mais informações e estar mais próximo dos desafios dos clientes”.
Em BH, explica Alegre, ele teve a oportunidade de atender clientes como MRV, governo de Minas, Cemig, Copasa, Gasmig, Codemig, Unimed, Araújo e outras grandes indústrias e redes varejistas do Estado. “Nos tornamos o primeiro mercado onde o executivo da Globo abordava todo o portfólio do grupo, como TV aberta, digital e conteúdo, e que mais tarde também passaria a incorporar TV paga e redes sociais”, frisa o publicitário.
E quais foram os principais desafios que ele enfrentou aqui? “Era um mercado que ainda estava abalado com os fatos pregressos anteriores a 2014, sobretudo agências precisando se fortalecer na relação com seus clientes. Algumas contas importantes estavam também saindo de Minas, e isso fez com que iniciássemos na regional um trabalho de valorização do mercado mineiro, e também acelerássemos a distribuição de conteúdos, informações e projeto de qualidade para os nossos parceiros”, explica.
O mercado publicitário mineiro será beneficiado pelo departamento que ele está assumindo, revela Vítor: “Os nossos times regionais seguem dedicados para oferecer os melhores e mais tecnológicos produtos para o mercado publicitário mineiro. A minha área terá como principal foco ampliar os investimentos de marcas nacionais e de outras regiões para Minas”, anuncia.
E como o novo head da Globo vê a publicidade mineira hoje? “Os anunciantes têm à disposição diversas agências muito talentosas, e que precisam ser valorizadas. Conheci vários profissionais extremamente dedicados e com muita vontade de fazer a diferença para seus clientes”, ressalta, acrescentando:
“Recentemente, vi no SXSW um palestrante, CEO da Patagônia, Ryan Gellert, que disse: se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, vá junto. E eu acho que esse precisa ser o espírito do mercado mineiro. A união de seus talentos que estão nas agências, atuando junto aos anunciantes para criarem uma nova atmosfera fértil que possa preparar esse mercado para o futuro”.
No Rio, no lugar de Vitor Alegre quem passa a atender Oi e TIM é a executiva Gabriele Bacha.
Comments