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Plano de negócios. O que é? Por que utilizar?

Atualizado: 27 de jan. de 2020



O que é um plano de negócio?


Um plano de negócio é uma maneira, em forma documental, de se realizar um planejamento.


Este planejamento pode vir em formato sistêmico simples, isto é, de um jeito bem amplo, que apenas dê diretrizes gerais para se seguir.


Mas este modelo não é o ideal.


Bom mesmo é que ele seja feito de maneira minuciosa, englobando cada ponto de cada etapa a ser estabelecida.


Em resumo, podemos dizer que o plano de negócio é a principal ferramenta inicial para que o empreendedor tenha noção do que está prestes a realizar.


É, por fim, o documento que o ajudará a estar mais bem preparado para enfrentar o mercado e as dificuldades que encontrará à sua frente.


E quais os benefícios do plano de negócios?


Não deve ser mais segredo para ninguém que pretende empreender que o plano de negócios é essencial para a prosperidade.


Também não é novidade, pela própria percepção, que elaborar um plano demanda pesquisa, atenção e, consequentemente, tempo de trabalho.


Por outro lado, já dissemos acima, e ainda diremos mais, que o plano de negócios é imprescindível para o êxito.


Mas vamos insistir nisso, apresentando alguns benefícios diretos e indiretos que pretendem te estimular ainda mais.


Vamos a eles:


Aprimora sua ideia, tornando-a mais transparente, objetiva e de claro entendimento;


Um plano de negócio dá linhas a oportunidades, e sai da esfera da simples ideia;


Possíveis investidores passam a ter melhor noção do seu negócio;


Eles criam uma opinião mais sólida sobre ser boa ou não a ideia;


Com isso, potencias clientes ou parceiros podem ajudá-lo a analisar pontos fortes e fracos.


Só com palavras isso é praticamente impossível;


Deixa você com uma mensuração de quanto capital deve ser investido e qual o prazo para começar a se obter retorno;


O plano de negócios proporciona ainda que você faça diversas simulações para encontrar o cenário mais apropriado;


Se houver sócios, auxilia a determinar qual vai ser a função de cada um;


Dá mais amparo a estratégias a serem adotadas em um futuro;


Por fim, aumenta em até 60%, segundo dados estatísticos, as chances de o negócio realmente dar certo.


Além dos 10 tópicos acima elencados, não é demais dizer que um bom plano de negócio tende a se tornar um “Manual de Referência” permanente. Tornar-se-á um documento de constante consulta em que todos os envolvidos


(Ricardo Capucio, advogado, escritor, empreendedor social e CEO da conta.MOBI)


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