top of page
banner-norte-1
Foto do escritorCefas Alves Meira

Morre José Lino, codinome Rádio



O jornalista e radialista trabalhou mais de seis décadas na Rádio Itatiaia

Ele foi o primeiro locutor brasileiro a falar, via satélite, da Europa para a América do Sul, e a primeira voz de rádio no Mineirão, na inauguração do estádio, em 5 de setembro de 1965. José Lino Souza Barros faleceu na manhã desta segunda-feira, aos 86 anos.


O jornalista e radialista comandou, ao longo de 45 anos, o “Rádio Vivo”, programa matinal de debates da rádio Itatiaia, onde ele trabalhou por mais de seis décadas. Estava afastado desde 2021, quando passou a dar voz ao Projeto Memória Itatiaia, marco das comemorações dos 70 anos da emissora, e ao momento de orações, que vai ao ar às 6h.


José Lino iniciou sua carreira como radialista na Itatiaia em março de 1957.

O profissional acumulava passagens também pelas rádios Inconfidência, entre 1960 e 1963, e Globo e Mundial, no Rio de Janeiro, de 1973 ao final de 1976. O jornalista também atuou em emissoras de televisão, onde narrou a conquista do tricampeonato mundial da Seleção em 1970, no México, e também o primeiro título brasileiro do Atlético, em 1971, no Maracanã.

José Lino Souza Barros era membro do grupo Veteranos da Amizade, comunidade que reúne profissionais de diferentes segmentos da comunicação mineira, fundado em 2020 pelo publicitário José Maria Vargas.


O velório de José Lino será na Câmara Municipal de Belo Horizonte, e a família, até o fechamento deste post, ainda não foi havia divulgado o horário de sepultamento.


97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page