• Cefas Alves Meira

Itatiaia, emissora mais ouvida no país




O conselheiro Gustavo Drummond, com a diretoria da Itatiaia: Diogo Gonçalves, Bruno Bianchini, Rubens Menin e João Vitor Xavier

A Rádio Itatiaia é a emissora mais ouvida no Brasil. É o que mostra pesquisa realizada em janeiro pela Kantar Ibope Media. Conforme o levantamento, que analisa o desempenho de rádios brasileiras no dial e nas plataformas digitais, a Itatiaia acaba de assumir, pela primeira vez, o posto de emissora com o maior número de ouvintes únicos do país, ao alcançar um público de 1,14 milhão de pessoas nas plataformas digitais e 1,98 milhão de ouvintes no dial.


Diogo Gonçalves, presidente da Itatiaia, enfatiza que os números deram à emissora a expressiva marca de 3,12 milhões de pessoas em janeiro, ligadas à programação da emissora seja pelo rádio ou pela internet. Com considerável vantagem sobre o segundo lugar na pesquisa, a Itatiaia é a única rádio de Minas a aparecer no ranking entre as dez mais ouvidas no Brasil, ressalta o executivo.


Conquista dos mineiros

A pesquisa Kantar Ibope Media chega no momento em que a emissora celebra 70 anos de existência. Ao longo deste ano, várias ações irão marcar as sete décadas da empresa.

Diogo Gonçalves comemora os números e destaca que estar em primeiro lugar na preferência nacional é uma conquista não só da emissora, mas de todos os mineiros.


Ele atribui o feito inédito, entre outros fatores, à maior interação com o público por meio dos canais digitais: “Estar na liderança nacional é colocar Minas no lugar mais alto do pódio. Há menos de um ano, quando assumimos a Itatiaia, firmamos o compromisso de investir no digital e seguiremos com esse propósito. Nosso conteúdo hoje chega ao público no formato que ele escolhe, sempre com qualidade e isenção. A forma de consumir informação mudou e nós também mudamos. O compromisso com o público está no DNA da Itatiaia”.


A pesquisa Kantar Ibope Media revela ainda que a rádio de Minas mantém liderança absoluta em audiência na Região Metropolitana de Belo Horizonte.


Além dos esforços empregados na transformação digital da emissora, Diogo Gonçalves ressalta a importância de se contar com um time competente, apaixonado e altamente engajado:


“Com toda franqueza, posso assegurar que essa é uma conquista coletiva, fruto do envolvimento de cada colaborador da Itatiaia. Temos nos bastidores uma equipe impecável, que deixa a atuação dos gigantes do microfone ainda mais brilhante. Todos merecem erguer esse troféu”.


Streaming

O desempenho nas plataformas de streaming consolida a empresa como uma das maiores produtoras de conteúdo jornalístico do país. No AM e FM, a emissora conta atualmente com uma média de 140 mil ouvintes por minuto.


O aplicativo da Itatiaia é também o app de rádio mais baixado no país, com cerca de 1,3 milhão de downloads, conforme ranking da Apple e Play Store.


Em maio de 2021, quando adquiriu a Itatiaia, o empresário Rubens Menin falou sobre a responsabilidade de preservar o legado da emissora que se tornou patrimônio dos mineiros. Agora, o empresário reforça o compromisso:


“A Itatiaia sempre foi líder absoluta em nosso Estado. Meu maior desejo sempre foi manter a independência jornalística, a imparcialidade e tantos outros atributos que posicionam a Itatiaia entre as maiores. Inegavelmente é uma satisfação imensa saber que a nossa rádio de Minas é a mais ouvida no país”, disse Menin.


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo