top of page
VOCÊ SABE POR QUE OUVE.png
  • Foto do escritorCefas Alves Meira

Inclusão Digital leva PBH a vencer concurso nacional de inovação


A PBH já instalou mais de 2 mil pontos de acesso de internet gratuita, beneficiando cerca de 400 mil moradores

Conectividade, doação de computadores ou dispositivos para entidades e famílias, capacitação em Tecnologias de Informação e Comunicação para moradores de vilas e favelas da cidade. Essas iniciativas levaram a Prefeitura de Belo Horizonte a vencer a 27ª edição do Concurso Inovação no Setor Público, promovido pela ENAP - Escola Nacional de Administração Pública.

A PBH foi vencedora na categoria Inovação em Serviços ou Políticas no Poder Público com o Programa de Inclusão Digital, desenvolvido pela Empresa de Informática e Informação do Município (Prodabel).


Internet gratuita O Programa de Inclusão Digital da Prefeitura de Belo Horizonte já beneficiou mais de 400 mil pessoas, graças à instalação de mais de 2 mil pontos de acesso de internet gratuita, com qualidade e velocidade. A iniciativa possibilita a geração de emprego, renda e a inclusão da população de vilas e aglomerados no mercado de trabalho da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), com os mais de 15 cursos gratuitos de capacitação para uma área que tem milhares de vagas de emprego em aberto. Além da conectividade, com o acesso à internet, e os cursos de capacitação em TIC – que já qualificou 10 mil pessoas para o mercado de trabalho –, o programa proporciona o recondicionamento e a distribuição de computadores ou tablets para entidades e famílias que não possuam nenhum tipo de dispositivo com acesso à internet e que estejam participando dos cursos gratuitos da Prodabel. Há ainda um telecentro móvel com duas salas de aula e 20 computadores. É a Carreta da Inclusão Digital, que percorre as comunidades e vilas atendidas pelo Programa de Inclusão Digital. “Esta vitória é a confirmação do exitoso trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte na dinamização de ações e iniciativas de inovação e modernização do serviço público com foco no agente principal de toda razão da coletividade: o cidadão”, comemora o presidente da Prodabel, Jean Mattos Duarte.

Incentivo à inovação O Concurso Inovação no Setor Público é promovido desde 1996 pela ENAP e tem como objetivo incentivar a inovação, reconhecer e valorizar equipes de servidores públicos que se dedicam a repensar atividades cotidianas, trazendo melhorias para a gestão das organizações e políticas públicas.


É uma forma de contribuir para o aumento da qualidade dos serviços prestados à população e tornar mais eficientes as respostas do Estado para as demandas da sociedade. Em 2021 Belo Horizonte obteve o primeiro lugar na 25º edição do concurso com o reconhecimento ao trabalho “Segurança alimentar em tempos de pandemia: o caso de Belo Horizonte”. Agora foi a vez a Inclusão Digital, com o resultado divulgado nesta quinta-feira (9), em Brasília, durante a Semana Nacional de Inovação.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page