top of page
banner-alvorada-fm
  • Cefas Alves Meira

Globo passa a agenciar seus próprios artistas


A nova modalidade de negócio estreou com campanha de Tadeu Schmidt, para o Bradesco

A diretoria de marketing da Rede Globo adotou uma nova estratégia para aumentar o faturamento da emissora. Segundo o portal Notícias da TV, executivos do departamento comercial da Globo passaram a conversar com agências de publicidade, ou diretamente com empresas que querem fazer campanhas nas redes sociais estreladas por seus atores ou apresentadores, com quem ela tem contrato fixo.

Vantagens competitivas

A Rede Globo passou então a concorrer, com larga vantagem competitiva, com agências que fazem esse tipo de intermediação, como Play9 (do youtuber Felipe Neto e do executivo João Pedro Paes Leme) e a Mynd8 (tem Preta Gil como sócia). A emissora está também praticando taxas mais baixas de comissão, pedindo 10% do valor de cada contrato fechado, enquanto a praxe do mercado fica entre 20% e 30% de repasse para as agências. Outra vantagem competitiva é colocar à disposição dos clientes um grande diferencial - sua expertise na produção de conteúdo, que geralmente é terceirizado pelas agências. A nova estratégia comercial estreou com Tadeu Schmidt, jornalista que apresenta o BBB e que comandou o Fantástico durante quase dez anos. Foi a própria Globo que, no final do último semestre, intermediou os primeiros contratos de publicidade de Schmidt com o banco Bradesco, com o profissional tornando-se garoto-propaganda da instituição financeira.


A expectativa de entidades como a Associação Brasileira das agências de Publicidade (ABAP) e Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro) é que a emissora fique apenas na mídia digital, não estendendo a nova modalidade de negócio para a veiculação de comerciais na TV aberta e paga, disputando mercado com as agências de publicidade.


93 visualizações0 comentário
bottom of page