O presidente Jair Bolsonaro, que vinha fazendo desde o início de seu governo ataques sistemáticos à mídia, principalmente à Rede Globo, mudou sua estratégia, e aumentou em 75% o gasto com publicidade na emissora no primeiro semestre deste ano.
A notícia é dada pelo portal UOL, ao fazer uma comparação entre janeiro a junho dos anos 2021 e 2022, e atribui o fato ao processo eleitoral, com o presidente lutando por sua reeleição.
Bandeira branca
Além de ser orientado por seus assessores de marketing que não é bom no atual momento continuar intransigente e agressivo com a Globo, o presidente foi também convencido de que, ao contrário, deveria investir em publicidade na emissora.
De um lado, divulgando as obras de sua gestão, e de outro tentando fazer com que a emissora se torne mais tolerante e menos rigorosa com o presidente em seus telejornais.
Assim, ainda de acordo com o UOL, de 1º de janeiro a 21 de junho do ano passado a Globo recebeu R$ 6,5 milhões em valores líquidos pagos por materiais publicitários de televisão veiculados em âmbito nacional e regionais. Este ano, no mesmo período, registrou-se aumento de 75% (R$ 11,4 milhões). Os dados seriam da própria Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência), órgão responsável pelas contratações na área de publicidade e propaganda do governo.
A pesquisa feita pelo portal junto à Secom revela ainda uma mudança no perfil de investimento feito pela pasta. Na TV, o Palácio do Planalto deu prioridade às campanhas institucionais, as que mostram os feitos da gestão e ajudam a inflar a popularidade do presidente.
Em 2021, a Secom havia comprado espaço na Globo para 46 inserções publicitárias categorizadas como "utilidade pública" e apenas dez para materiais institucionais. Já de 1º de janeiro a 21 de junho deste ano, já são 72 campanhas institucionais na emissora fundada por Roberto Marinho, e apenas duas, "utilidade pública".
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