O Diário do Comércio vai realizar na próxima terça, 10, a nona edição do Prêmio José Costa. Promovida em parceria com a Fundação Dom Cabral e com apoio técnico do Instituto Orior, a premiação foi criada para homenagear o jornalista José Costa.
Fundador do DC, o empresário sempre utilizou o veículo como instrumento de mobilização para o desenvolvimento de Minas e do País sob a ótica do bem comum, e tornou-se referência na defesa de um desenvolvimento socioeconômico do Estado. O Prêmio José Costa acontecerá no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), no bairro de Lourdes, região centro-sul de Belo Horizonte.
Palavra ao futuro
Durante a cerimônia, que terá como tema central “Colaboração: dando a palavra ao futuro”, serão conhecidos os vencedas seguintes categorias:
- Qualidade Ambiental.
- Qualidade da Cidadania.
- Qualidade da Cultura e Educação.
- Qualidade da Democracia.
- Qualidade da Inovação e Produção Tecnológica.
- Qualidade de Vida.
- Geração e Distribuição de Riquezas.
- Produção Responsável e Competitividade
- Personalidade 2024 (Liderança Responsável).
Haverá dois Reconhecimentos Especiais:
- Promotor do Futuro.
- Homenagem Especial.
A presidente e diretora editorial do Diário do Comércio, Adriana Muls, explica que as categorias são os eixos estruturantes do Movimento Minas 2032 (MM 2032), organizado pelo jornal e onde o Prêmio José Costa está inserido.
Articular a sociedade
O MM 2032 foi lançado oficialmente em 2017 e tem como objetivo articular a sociedade para construção conjunta de reflexões e ações efetivas que promovam o desenvolvimento e fortalecimento de Minas Gerais, tendo como base de orientação os ODS.
“O grande objetivo é reconhecer as iniciativas das empresas, instituições e personalidades alinhadas com os ODS. A ideia é fomentar um ambiente de transformação, conclamando a sociedade a discussão a partir do reconhecimento às iniciativas. As indicações partem do comitê executivo do MM 2032 e do levantamento do que foi noticiado no Diário do Comércio. Essa é, também, uma oportunidade de rever quantas notícias interessantes e positivas são publicadas e que, por vezes, se perdem na velocidade do dia a dia”, afirma Adriana Muls.
Para o presidente-executivo da FDC, Antonio Batista da Silva Junior, o Prêmio José Costa é um resgate de valores que devem nortear diálogos capazes de criar um futuro de dignidade, progresso e responsabilidade socioambiental.
“É uma honra e motivo de muita satisfação ser parceiro do Diário do Comércio numa iniciativa tão relevante como o Prêmio José Costa. À medida que identificamos e valorizamos lideranças e organizações dedicadas ao desenvolvimento sustentável de Minas Gerais, resgatamos a história e a memória inspiradora e mobilizadora do fundador do Diário do Comércio, jornal que é um patrimônio mineiro. O Prêmio, portanto, eleva a inovação, a ética e a responsabilidade social como fundamentos indispensáveis para a evolução do mundo dos negócios, e também promove um necessário diálogo intergeracional que ilumina e desperta novas possibilidades de futuro para Minas e para o Brasil”, frisa.
Os patrocinadores da nona edição do Prêmio José Costa são Cemig; Codemge; Fiemg; Spine; Sicoob Central Crediminas e BDMG.
Comments