Pela primeira vez na história política de Belo Horizonte, a Câmara Municipal da capital mineira e o Tribunal Regional Eleitoral firmam convênio na área de comunicação, divulgando conjuntamente uma campanha em prol do combate à desinformação durante as eleições municipais de 2024.
A campanha foi desenvolvida pela Fazenda Comunicação e Marketing, agência que atende a conta da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Duas fases
Com o título "Com informação de qualidade, quem ganha é você", a estratégia de comunicação tem duas fases. A primeira, que começou em julho, alerta o eleitor em relação às chamadas fake news, e o uso da inteligência artificial para promoção da desinformação. A segunda fase trará importantes orientações sobre o dia da votação.
As peças, veiculadas em TV, rádio, bancas de jornais, outdoors e táxis, orientam o eleitor como buscar a informação correta, de fontes seguras e oficiais, e incentivam a denúncia de irregularidades.
União inédita
A campanha, explica Thales Alves, diretor da Fazenda, “demonstra a preocupação da Câmara Municipal em garantir um processo democrático com lisura e, mais que isso, que o eleitor, bem informado, escolha seus candidatos com base no que acredita ser o melhor para sua comunidade e sua cidade”.
O publicitário ressalta que campanha é fruto de uma inédita união dos poderes institucionais Legislativo e Judiciário no combate às fake news. “Isso, num momento em que a desinformação é uma das coisas que mais prejudicam o processo democrático de direito. E a agência tem o orgulho de estar participando dessa ação histórica da Câmara Municipal de BH, que tem hoje uma gestão de vanguarda, focada nos problemas e desafios dos novos tempos”, pontua.
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