top of page
banner-alvorada-fm
  • Cefas Alves Meira

Chargista Duke é o novo reforço da Itatiaia



Eduardo dos Reis Evangelista, o Duke, é o novo contratado da Rádio Itatiaia. O cartunista e chargista vai ilustrar as redes sociais e o portal da emissora - itatiaia.com.br.


“Além de relatar o cotidiano em seus desenhos, Duke trará para as plataformas digitais da Itatiaia o seu humor, rodada a rodada, dos times mineiros e brasileiros”, diz a nota do grupo Itatiaia, anunciando o novo reforço para a equipe.


25 anos de mercado

Formado em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG, Duke está no mercado há mais de 25 anos e já ilustrou jornais como Super Notícia e O Tempo, além de ter publicado diversos livros de charges. Em 2008, recebeu o troféu HQ Mix como melhor cartunista do Brasil.


O cartunista construiu a carreira com talento herdado do pai, Edson, que viu Duke se impor como um dos principais nomes da charge em atividade no país. “Ele era caminhoneiro e, quando voltava de viagem, mostrava o que tinha visto através de desenhos. Eu e meus irmãos perguntávamos como era o porto, o navio, a âncora, e ele desenhava tudo”, conta o chargista.


Adolescente, acostumado a desenhar as mascotes dos times mineiros de futebol, Duke estreou como ilustrador desenhando um sapo no quadro-negro, a pedido da professora. “Tremia tanto que custou a sair”, lembra o cartunista, que hoje demonstra pleno domínio do bê-a-bá do desenho. Na infância ele sonhava, além de chargista, ser músico, cineasta e jogador de futebol. Chegou a fazer testes no Venda Nova, clube da região da capital onde cresceu, no bairro Serra Verde. “Tive uma infância carente, mas muito divertida”, explica.

O cartunista LOR foi um padrinho para Duke. Fez seu primeiro estágio, aos 13 anos, com LOR. “Só fui reencontrá-lo dez anos depois, na época da faculdade. Fui premiado em um concurso de charges e cartuns que ele promoveu na universidade. Logo em seguida, ele me indicou para a vaga no jornal O Tempo, e lá se vão quase 15 anos de história”, relembra o novo funcionário da Itatiaia.

O apelido Duke, Eduardo dos Reis Evangelista ganhou em homenagem à lenda do jazz Duke Ellington, que sempre inspirou o chargista, em seus mergulhos nos oceanos da musica.


85 visualizações0 comentário
bottom of page