top of page
banner-norte-1
  • Foto do escritorCefas Alves Meira

Cemig SIM vence maior prêmio ambiental do país



O diretor de Negócios da Cemig SIM, João Paulo Campos, destaca a importância do comprometimento com a sustentabilidade global

Promover a sustentabilidade por meio da geração de energia fotovoltaica é um dos diferenciais da Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig que atua no mercado de energia solar por assinatura. Dentro deste contexto de disseminação de uma cultura ambientalmente correta, a energy tech lançou, em 2022, o Certificado de Energia Renovável Cemig SIM, ou Cemig SIM REC: título que ratifica os atributos ambientais de empreendimentos e instituições, por meio da rastreabilidade da origem de energia 100% limpa e renovável.


A iniciativa, que já certificou mais de 100 empresas mineiras, foi a vencedora do 13º Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade, na categoria Melhor Exemplo em Energia Solar. A cerimônia aconteceu no último dia 28, no Centro de Convenções da CDL-BH, em Belo Horizonte.

Sustentabilidade

João Paulo Campos, diretor de Negócios da Cemig SIM, destaca que o comprometimento com a sustentabilidade global passa por todos os nichos, com impactos diretos na imagem corporativa de companhias e empreendimentos.


“O Cemig SIM REC é um atributo que permite ao nosso cliente pessoa jurídica evidenciar, perante seu público e mercado, um posicionamento conectado ao que a sociedade espera das marcas. Além disso, a certificação agrega ainda mais valor ao legado dessas empresas”, destaca o executivo.

Campos ressalta que o reconhecimento do mais importante prêmio do segmento ambiental do país, à relevância do Cemig SIM REC para o setor produtivo mineiro, dá ainda mais impulso para que a Cemig SIM siga com estratégias e produtos voltados a esse viés. E frisa:


“Somos uma empresa que gera energia limpa e renovável e queremos disponibilizar ao mercado inovações em eficiência energética, sempre com vistas a democratizar a energia solar. Nossas iniciativas estão atreladas ao protagonismo de quem investe para um mundo ambientalmente sustentável. Temos esse compromisso com nossos atuais e futuros clientes”.

A operação da Cemig SIM evitou que mais de 25 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera, desde a implantação da empresa, há três anos.

Outros contemplados

Também foram agraciados nesta edição do Prêmio Hugo Werneck a Ambipar, na categoria Melhor Exemplo em Inovação, com o projeto Biocápsulas Sustentáveis; o Instituto Inhotim, na categoria Melhor Exemplo em Fauna, com o Guia das Aves; a AngloAmerican, na categoria Melhor Exemplo de Empresa Parceira; o Sesc Pantanal, na categoria de Melhor Exemplo em Mobilização Social, com o projeto Aquarela; e a Novela Pantanal – Rede Globo de Televisão, na categoria Melhor Exemplo de Comunicação Ambiental; dentre outros.

Posicionamento de marcas

O Certificado de Energia Renovável Cemig SIM, ou, Cemig SIM REC (da sigla em inglês Renewable Energy Certificate) foi criado para que o cliente SIM possa demonstrar, junto ao público-alvo e demais stakeholders dos empreendimentos, como as marcas se posicionam em relação à execução de práticas ambientalmente corretas, relativas à geração e ao consumo de energia solar.


Os critérios de certificação seguem as premissas do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG – GreenHouse Gases), criado em 2008, que define as ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

Com o Cemig SIM REC, as empresas da base da SIM que possuem, no mínimo, 12 meses de geração de energia 100% limpa, estarão no mesmo rol das grandes companhias mundialmente reconhecidas por iniciativas sustentáveis. A partir da rastreabilidade da energia gerada, o cliente recebe um documento comprovando que a origem dessa energia provém de fonte limpa e renovável, contribuindo para a redução de gases de efeito estufa e para a minimização dos impactos das mudanças climáticas.

Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade

Referência nacional, a premiação idealizada pela Revista Ecológico está em sua 13ª edição e teve como mote “A Biodiversidade que nos Protege”. Criado em 2010 para homenagear o ambientalista mineiro Hugo Werneck, falecido em 2008, o Prêmio acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas ao longo de sua história e é reconhecido como o “Oscar da Ecologia”.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page