Investimentos e estratégias verdes e sociais, atrelados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas têm ocupado lugar de destaque no planejamento estratégico das empresas. E para evidenciar o protagonismo de seus clientes no tocante às práticas sustentáveis, a Cemig SIM, empresa do Grupo Cemig que atua no mercado de energia solar, lança o Certificado de Energia Renovável Cemig SIM, ou Cemig SIM REC.
A denominação vem ratificar os atributos ambientais de empreendimentos e instituições, por meio da rastreabilidade da origem de energia 100% limpa e renovável.
Como solicitar
O Cemig SIM REC pode ser solicitado de forma digital e gratuita, o que favorece o acesso para todos os clientes da SIM. A certificação é auditada e segura, além de atestar a conduta de empresas dos mais variados nichos na execução de práticas ambientalmente corretas, relativas à geração e ao consumo da energia procedente das fazendas solares da SIM, instaladas em 14 municípios de Minas Gerais.
“O título constitui valor a todas as organizações certificadas, principalmente, para aquelas que estão comprometidas com a agenda ESG, uma vez que a rastreabilidade permite zerar as emissões CO2 vinculadas ao consumo de energia”, afirma Danilo Gusmão, presidente da SIM.
A geração de energia solar da SIM evitou que mais de 25 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera, desde o início das operações, em 2019, complementa o executivo.
Gusmão reforça que a certificação sustentável é uma realidade praticada por companhias globais, além de configurar uma exigência de mercado, a partir da ampliação das políticas ambientais para todos os segmentos e setores produtivos.
“Dados da Agência Internacional de Energia revelam que as emissões de CO2 do setor de energia, em 2021, aumentaram 6%, com um volume de 36,6 bilhões de toneladas, superando os níveis históricos de emissões. A energia fotovoltaica tem papel determinante para minimizar o cenário e o Cemig SIM REC é uma garantia oferecida aos nossos clientes para que atestem, junto à sociedade civil, o compromisso com um mundo mais consciente e responsável”, destaca o presidente da Cemig SIM.
Kommentare