Muitas vezes os sinais de violência contra crianças e adolescentes não são visíveis para os responsáveis, e as vítimas não entendem o que está acontecendo com elas ou como denunciar. Foi o que levou a Lápis Raro a criar a campanha “Enfrentamento à violência contra as crianças e os adolescentes” para a Secretaria de Desenvolvimento Social do governo do Estado de Minas Gerais, a SEDESE. “Essa pauta é um convite à reflexão para a importância da garantia, da promoção e da proteção dos direitos em Minas Gerais”, destaca o subsecretário de Direitos Humanos da Sedese, Duílio Campos. “Trata-se de uma grande campanha de mídia para o enfrentamento à violência contra a criança e adolescente no estado. A campanha contará com peças que serão distribuídas em Belo Horizonte, no interior, e até na zona rural”, completa Duílio.
Importante denunciar
Esta ação do governo de Minas também busca alertar a sociedade e toda a rede de vizinhos, familiares e/ou amigos, que podem - e devem - denunciar caso presenciem ou ouçam qualquer ato de violência contra crianças e adolescentes.
Foram produzidas placas de estrada, spot para rádios, filme educativo além de cartazes e adesivos para serem afixados em estabelecimentos comerciais e órgãos públicos com mensagens que estimulam as ações de proteção de crianças e adolescentes.
Crime
A diretora estadual de Políticas para Crianças e Adolescentes da Sedese, Eliane Quaresma, destaca: “A campanha diz que violência contra esse público é crime e precisa ser combatido. Dialoga com a sociedade ao falar sobre os canais de denúncia e o encaminhamento para a rede de proteção”.
Tom lúdico
Com o desafio de educar e conscientizar a população mineira sobre essa questão, a campanha tem um tom lúdico e acessível a todos os públicos, explica Grasiela Scalioni, diretora executiva da agência. Dessa forma, prossegue a publicitária, “conseguimos comunicar a importância de observar situações corriqueiras do dia a dia que podem ser indícios de violações sofridas pelos mais novos, para que sejam feitas as denúncias no Disque 100 e o Estado possa agir em defesa das vítimas”. Divulgação ampla
A Campanha de Enfrentamento à Violência contra Crianças e Adolescentes está sendo amplamente divulgada em redes sociais e enviada à rede integrada do Sistema de Garantia de Direitos, como conselhos tutelares e de direitos, Ministério Público e gestores municipais de assistência sociais.
Financiada com recursos do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), e aprovada pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-MG), a campanha pretende chamar a atenção sobre o tema, mobilizar, sensibilizar, informar toda a sociedade.
“É preciso garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração. Precisamos alertar que é dever de todos nós manter nossas crianças e adolescentes a salvo de toda e qualquer violência”, frisa Eliane Quaresma.
Ficha técnica
Agência: Lápis Raro.
Anunciante: Governo de Minas.
Campanha Institucional: Enfrentamento à violência contra as crianças e os adolescentes.
Direção de criação Executiva: Carla Madeira.
Direção de Criação: Cris Cortez e Márcia Lima.
Criação: Marina Bergman e Naiara Jardim.
Direção Executiva: Grasiela Scalioni.
Gerente de Marca: Cláudia Porto Corrêa.
Atendimento: Raquel Miranda e Anistella Souza.
Gerente de Planejamento: Juliana Sampaio.
Planejamento: Thaís Diniz.
Gerente de integração de Conteúdos, Canais e Performance: Carolina Zanco.
Head de Conteúdo Digital: Anna Carolina Santana.
Conteúdo Digital: Ítalo Mendes, Fabio Yukio Kuzuhara, Renata Gomes, Luiz Othavio Gimenez, Rayane Souza.
Gerente de Mídia: Pedro Pio.
Mídia Off-Line: Debora Spitzer e Ravel Cavalheiro.
Mídia On-Line: Misael Pinto e Ravel Cavalheiro.
Finalização: Ibraim Moreira.
Head de Produção Eletrônica: Suzana Latini.
Produção Eletrônica: Livia Bastos.
Produtora de Áudio: YEP.
Produtora de vídeo: Tutano Filmes.
Direção de animação: Anna Paola.
Gerente de operações: Iuly Macari.
Operações: Isabella.
Revisão: Adair Fernandes.
Aprovação pela Secom/MG: Bernardo Santos/Lucélia Morioka/Pablo Medrado.
Aprovação pela Sedese: Elizabeth Jucá/Lila Alves.
:
Komentar