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ARTIGO - A criatividade publicitária num cenário orientado por dados

  • Foto do escritor: Cefas Alves Meira
    Cefas Alves Meira
  • 2 de jan.
  • 1 min de leitura

Atualizado: 4 de jan.

Dan Zecchinelli



i.

Qual o papel da criatividade no futuro da publicidade, em um cenário tão orientado por dados?

 Eu acredito que esse “futuro” já tenha chegado. Há um bom tempo, não fazemos nada sem a orientação dos dados. O que antes envolvia muito de feeling, agora envolve muito de ciência e números. E agora, com a IA, os dados ganham ainda mais força. Esse cenário, a princípio, pode ser indício de dias sombrios para a criatividade.

 

Mas acredito no oposto, por um simples motivo: os dados estão aí para todas as marcas e todos os profissionais de marketing. Qualquer um pode ter acesso a eles. A diferença está no que fazer com tanta informação. E aí entram os insights humanos e as ligações improváveis que ocorrem nos neurônios da inteligência natural. Afinal, criatividade nada mais é do que juntar duas ideias ou conceitos que a princípio não se relacionam, e gerar uma terceira ideia ou conceito totalmente diferente dos originais.

 

Dados são lógica. Criatividade é mágica. Junte a lógica com a mágica e pronto: não há nada mais eficaz.

* Dan Zecchinelli é publicitário. Artigo extraído do portal Vox News

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