top of page
VOCÊ SABE POR QUE OUVE.png
  • Foto do escritorCefas Alves Meira

ARTIGO - Élzio Costa, o "Professor"

Hamilton Gangana (*)






Consta que o governador Magalhães Pinto chamou o secretário, amigo e confidente, jornalista José Aparecido de Oliveira, ao pé do ouvido, e desabafou:"Essa rádio Inconfidência virou cabide de empregos, está uma bagunça e custa muito dinheiro ao governo. Dá um jeito nisso, para mim, Aparecido. Arranje uma pessoa competente para botar ordem na rádio." 

Alguns dias depois, o governador recebeu o radialista Élzio Costa, que assumiu a direção geral da emissora e fez uma revolução. Em um ano, a Inconfidência assumiu a liderança, desbancando a Guarani, que dominava a audiência até então.

 

Élzio era colega de José Aparecido na redação da Inconfidência e jamais tinha exercido algum cargo de direção. A mudança de ares, começou com uma grande promoção: "Os 25 anos da Rádio Inconfidência", comemorados com programação especial em 1962.  Élzio Costa foi o primeiro funcionário a ser diretor geral e sua gestão foi considerada o melhor período na vida da emissora oficial.

 

Ao deixar a direção, Élzio tornou-se publicitário e o mercado ganhou muito com ele. 

 

O “Professor”, como era chamado no mercado, brilhou intensamente, atuando no planejamento e atendimento da agência JMM dirigida pelo saudoso Walter Andrade.

 

Profissional de alto nível e competência, Élzio Costa estava aposentado há algum tempo e faleceu no dia 5 de dezembro de 2023, levando consigo parte importante da história da comunicação em Minas, graças ao seu talento, capacidade e experiência demonstrados em vários setores da Comunicação. Começou como jornalista na redação da Inconfidência, criou e produziu vários programas para a emissora e para a pioneira TV Itacolomi, como o "Cada Um Com Seu Estilo", grande sucesso na rádio e na TV.Na publicidade, brilhou intensamente, graças às suas virtudes de profissional muito capaz, que sempre transmitiu conhecimentos aos mais novos e iniciantes. Nosso mestre de comunicação, Élzio Costa merece todas as homenagens.


(Élzio Costa foi um dos homenageados em 4 de dezembro de 1980, no Grande Jantar da Propaganda, que comemorava os 25 anos da Associação Mineira de Propaganda, pelo conjunto da obra, como profissional exemplar, muito respeitado no mercado. Os fundadores e ex-presidentes da entidade estavam presentes e foram homenageados, numa super festa no restaurante da Assembleia Legislativa. Na foto, Élzio fazendo discurso de agradecimento. Eu era presidente da AMP, e fiz a entrega do diploma).

 

 

(*) Hamilton Gangana é publicitário e fundador da agência Hoje


 

 

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page