Ser uma escola de educação continuada. Foi o objetivo que levou à criação da Alquimia Brazil, em 2010, pelos publicitários Mário d’Alcântara, falecido em junho deste ano, e pelo filho André d’Alcântara.
E da Alquimia surgiu o KSP (Knowledge Sharing Programs), programa de compartilhamento de conhecimento. André revela que o KSP tem como missão, a partir de intercâmbio com publicitários dos EUA e outros países, oferecer aos seus clientes, profissionais do segmento publicitário, “um norte, uma saída de toda essa confusão operacional, do atendimento ao cliente, da criação para este cliente, das novas mídias e canais de comunicação que surgiram e que a todo momento surgem no mundo”.
Interatividade
Esse compartilhamento, conta d’Alcântara, é feito por meio de visitas dos publicitários a esses países, “onde, ao entrar em contato com profissionais que já se defrontaram com os mesmos problemas e dúvidas que afligem a propaganda brasileira, enriquecem a bagagem técnica e intelectual, retornando ao país com conhecimentos suficientes para dirimir demandas de suas empresas”.
Em outubro será realizado mais um KSP em Nova York, indo de 2 a 7 daquele mês. “Já contamos com participantes, além de Minas, também da Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco, mas ainda restam algumas vagas”, explica André.
O início
Em 2010, ano de fundação da Alquimia, conta André d’Alcântara, “após algumas viagens à Inglaterra, Estados Unidos e França, onde fomos meu pai e eu celebrar acordos e parcerias internacionais para a implantação do Museu da Propaganda em Belo Horizonte, percebi a afetividade com que os profissionais dos mercados publicitários desses países nos recebiam. Da forma mais gentil possível, nos atualizavam sobre as diversas mudanças que enfrentaram com toda a revolução digital na primeira década deste século”, diz André, frisando que essas experiências levaram à criação dos KSPs. Ele prossegue:
“Ainda em 2010 promovemos o primeiro evento internacional da Alquimia, o Brains. Realizado em Belo Horizonte, contou com quatro profissionais palestrando e atualizando nosso público sobre as principais mudanças em seus mercados; entre eles Alex West, um dos fundador da Mother e Mathew Smith, e da extinta Viral Factory”.
“Devido ao sucesso do Brains, Mário d’Alcantara e eu fomos identificando as necessidades do segmento e quais as principais agências e entidades fomentadoras do mercado norte-americano de comunicação e marketing que tiveram essas mesmas necessidades, e como as solucionaram. Então nasceu o KSP, projeto que tenho a honra de ter criado”, frisa.
O diretor da AlquimiaBrazil explica que em 2013 foi realizado o primeiro KSP, um sucesso absoluto, onde publicitários brasileiros puderam aprender com profissionais dos EUA, a partir discussões com eles, demandas que existiam no Brasil e que os americanos haviam solucionado, destaca André.
Temas cruciais
“Esse KSP se deu em Nova York, onde tivemos a oportunidade de debater temas cruciais daquele momento, como novas formas de remuneração das agências, novos deliveries que surgiram com a revolução digital. E também novos formatos de mídia, coleta e mineração de dados do consumidor em tempo real, e o surgimento das agências especializadas em criação e agências especializadas em mídia”, enfatiza.
Após esse primeiro KSP o mercado começou a chamar os KSPs de missões de publicitários a Nova York, em uma repercussão extremamente positiva. “Mas equivoca-se quem acredita que promovemos visitas às agências e entidades do mercado norte-americano. A AlquimiaBrazil identifica dificuldades, necessidades específicas do mercado brasileiro de propaganda, comunicação e marketing, e por meio de nosso networking selecionamos, nos Estados Unidos, quem já viveu, superou e até mesmo criou novos mecanismos para superar e suprir essas mesmas necessidades e ou dificuldades que identificamos no mercado brasileiro”, ressalta.
“A Alquimia propõe aos nossos ‘hosts’ nos EUA a discussão sobre esses temas, e em nossas reuniões assistimos apresentações sobre eles, onde os parceiros americanos compartilham conosco todo o conhecimento e experiência vivenciada sobre cada um dos temas propostos. Ainda em 2013 fizemos um segundo KSP, e de lá até hoje foram mais 10 eventos, dois em Chicago e o restante em NY”, destaca André. E acrescenta:
“O grande orgulho da AlquimiaBrazil é ter 100% de satisfação dentre seus mais de 85 clientes, alguns inclusive participando de um KSP pela quinta vez. E com certeza devem estar nesse evento de outubro próximo”, prevê o publicitário.
André d’Alcântara convida os publicitários mineiros a se inscrever no KSP de outubro: “Quem quiser nos dar o prazer de ir conosco a este KSP, basta que telefonem para 31 99578-0972 ou me enviem email, para andrefxa@yahoo.com.br.Também podem acessar o Instagram da AlquimiaBrazil - https://instagram.com/alquimia_brazil_ksp?igshid=MmIzYWVlNDQ5Yg==.”.
コメント