Com a presença de diretores de agências, jornais, portais, rádios e TVs de Minas, foi realizado ontem, na sede da FIEMG, em Belo Horizonte, o 2o Conecta Com Minas.
O encontro debateu assuntos relacionados ao segmento, como avanços tecnológicos, defesa de interesses, regulação do setor, critérios de valores no tabelamento de preços publicitários, novas perspectivas para o mercado publicitário mineiro e valorização das empresas mineiras.
O presidente da Federação, Flávio Roscoe, compôs a mesa solene do evento, que foi elogiado por ele em razão de trazer à tona desafios da indústria da comunicação em sociedade permeada por avanços tecnológicos.
Desafios
Abrindo o encontro, o presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de Minas (Sindijori-MG), Rodrigo Fernandes, deu boas-vindas a todos os presentes e fez coro com Roscoe ao enfatizar a relevância do evento para debater os desafios da indústria da comunicação, sobretudo em um mercado cada vez mais competitivo, e apontar caminhos, inclusive, com a possibilidade de fazer negócios.
Uma comunicação fortalecida é parte fundamental de uma sociedade efetivamente democrática e participativa, disse Fernandes, “e a união das empresas do segmento é importante para o fortalecimento do mercado mineiro”, frisou.
Big techs
Mayrinck Pinto Aguiar Júnior, presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão, denunciou a injusta concorrência das “big techs” com os veículos do mercado, ressaltando que “elas devem ter uma regulamentação, normas de atuação, nos mesmos moldes que todos nós temos”;
Assis Tito, diretor da Associação das Empresas de Outdoor e de Mídia Exterior de Minas Gerais (Asdoor), ressaltou a importância do 2o Conecta Com Minas, e além de criticar também a luta desigual com as “big techs”, enfatizou que só a união das entidades e players do mercado podem contribuir para o pleno desenvolvimento da indústria da comunicação mineira.
Gustavo Faria, presidente Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG), elogiou o evento, já em sua segunda edição, e destacou a necessidade de se olhar o mercado sob novos filtros, com o setor não se apegando a realidades do passado. A mobilização das entidades do setor, com apoio do governo estadual e da FIEMG, é importante, ressaltou o publicitário. E observou que a conjuntura atual exige forte investimento na nossa criatividade, e ao invés de defender reserva de mercado, cruzar fronteiras e disputar contas em outras regiões do país.
Canal importante
O secretário de Comunicação Social de Minas, Bernardo Santos, que também compôs a mesa diretora do 2o Conecta Com Minas, entre outros pontos, enalteceu o trabalho do Sindijori na defesa dos interesses do setor e lembrou que o governo vê na comunicação um canal muito importante para que a informação segura e confiável chegue aos mineiros das diversas regiões do estado.
Santos citou algumas ações do governo, como atualização das tabelas de preços, segundo ele há muito defasadas, e a substancial elevação da verba publicitária, que , disse, praticamente dobrou de valor, passando a R$ 147 milhões na licitação que está sendo finalizada. O Secretário destacou a preocupação do governador Zema em
no sentido de interiorizar as campanhas de comunicação, beneficiando veículos de todo o Estado, lembrando que esse projeto de interiorização foi iniciado antes de ele assumir a Secom-MG.
O 2o Conecta Com Minas teve como destaque também o painel “Comunicação e propaganda em Minas Gerais”, que contou com participação de Rodrigo Fernandes, Bernardo Assis e da superintendente de comunicação da ALMG, Luiza Luna. Os representantes do poder público falaram sobre o que Executivo e Legislativo planejam para 2025 em relação à comunicação, a possibilidade de inclusão de novas empresas na relação de anunciantes, a veiculação de conteúdos institucionais diretamente nas redes sociais dos veículos de comunicação, entre outros assuntos.
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